Calma, antes que eu peça para você colocar os fones e fechar os olhos já vou avisando que não tem nada de susto. Não é uma pegadinha nem algo que te faça pular da cadeira.

Mas com certeza essa ação vai te deixar arrepiado.

Coloque seus fones de ouvido, feche os olhos e aproveite a experiência de curtir a viagem que o som tridimensional pode proporcionar.

Ouviu?

Bacana né? Parece que por alguns momentos somos transportados para um lugar completamente diferente simplesmente por ouvirmos as coisas de uma forma diferente. E nem é necessário um equipamento gigante de home theater 5.1.

Existem duas maneiras de se obter esse efeito: uma é editar individualmente a posição de cada som em um software de edição. Isso dá um baita trabalhão e para ficar legal tem que ser feito por quem manja.

A outra forma, não tão utilizada assim, é por meio da captação de som binaural. Apesar de parecer algo de filme de ficção científica, nada mais é do que a utilização de dois microfones, cada um apontando para um lado, exatamente como funcionam nossos ouvidos.

A captação binaural não é uma das preferidas de muitos pois aponta pra algo que não percebemos: nossa atenção auditiva é seletiva, quando estamos ouvindo um show ou concerto, somos capazes de, inconscientemente, deixar de ouvir as conversinhas, tosses e outros barulinhos atrás de nós.

Mas até certo volume, claro.  Quer ouvir? Confira o vídeo abaixo e duvido que você consiga não se irritar com a tosse atrás de você.

Minha barba. Minha vida.