Digital

Uma história interrompida pela guerra

By Victoria Carneiro

August 06, 2015

Você já pensou no impacto que uma guerra pode ter na história de uma pessoa?

Mas antes, um pouco de história:

Em 1918 a região dos Balcãs se unificou e veio a ser conhecida como Reino da Iugoslávia. No inicio da década de 40 o reino foi invadido pela Alemanha nazista que controlou o país até 1945, quando a resistência derrotou os invasores e estabeleceu-se a República Socialista da Iugoslávia, formada pela Croácia, Eslovênia, Macedônia, Bósnia e Herzegovina e Sérvia.

Disputas nacionalistas foram controladas até o colapso da União Soviética em 1991 que se seguiu pela autonomia da Croácia e Eslovênia. No ano seguinte a República Socialista da Bósnia e Herzegovina – habitada por bósnios muçulmanos e minorias de sérvios ortodoxos e croatas católicos – aprovou uma declaração de independência o que levou oficiais bósnios de origem sérvia, apoiados pelo governo sérvio, a ordenarem um ataque militar contra a província da Bósnia com o objetivo de garantir a união do território.

Batizado de Guerra da Bósnia, o conflito ocorreu de 1992 à 1995 e ficou marcado por graves crimes de guerra contra a humanidade.

A razão do contexto histórico?

Simples. O estúdio de ilustração Moth Collective criou uma animação para a história de Nikolina Kulidžan.

Feito para a coluna “Modern Love” do New York Times, “A Kiss Deferred by Civil War” narra o relacionamento entre duas crianças de 12 anos, Marco e Nikolina, que é interrompido pela guerra e como eles se reencontraram anos depois.

Esse reencontro, além de emocionante, também a faz refletir sobre tudo que aquele momento representa: tudo que ficou para trás, os amigos e familiares que ela teve que deixar e a vida que nunca aconteceu.