Você acha cansativo ler? Ou adora mas acha cansativo ler em uma telinha o invés do papel? A galera da Spritz, depois de um hiato de quase 3 anos sem grandes novidades apresentou o projeto que pretende revolucionar a leitura em meio digital.

A ideia nasceu do conceito de ORP, o centro de leitura de cada palavra, o ponto em que olhamos para uma palavra escrita e a compreendemos (sim, não olhamos letra por letra para formá-la na nossa cabeça). Mais ou menos assim:

spritz_concept

O futuro app (que ainda está sendo desenvolvido para a Samsung) promete alinhar esses centros e apresentar as palavras uma a uma, de forma que o movimento dos olhos seja mínimo (cansando menos) e o entendimento seja quase imediato (reduzindo muito o tempo de leitura).

Vale também lembrar que para um mundo com telas tão pequenas como o que vivemos hoje, o formato de uma palavra por vez é MUITO funcional e, principalmente, acessível.

O app funciona mais ou menos dessa maneira:

spritz1

Demora um pouco para se acostumar mas se pensarmos que isso é bem mais rápido que a média da população mundial, dá pra se ter ideia da funcionalidade do aplicativo. Dá pra se ir ainda mais rápido:

spritz2

A desenvolvedora diz que já existem pessoas que lêem até 1000 palavras por minuto (o WPM ali embaixo dos gifs). Isso equivale a ler os três livros do Senhor dos Anéis em apenas 8 horas, menos do que assistir aos 3 filmes em sequência.

Insano, não?

Minha barba. Minha vida.