Sinapse por Maria Carolina Branco, 12/11/2009

 

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Se você tem Twitter, deve ter notado e talvez até participado dos vários posts de #standuptocancer, que é um grande caso de mobilização pela Internet.

O movimento foi fundado em 2007 por cinco mulheres, envolvidas com o drama do câncer de alguma forma, que resolveram se unir para angariar fundos da indústria do entretenimento e mídia para pesquisas sobre a doença. Por essa poderosa aliança foi possível que o evento de setembro de 2008 fosse transmitido ao mesmo tempo pelas redes norte-americanas de televisão ABC, CBS e NBC. A lista de parceiros ou como eles chamam “heróis” também inclui a Major League of Baseball (o jogador Cal Ripken Jr do Baltimore Orioles fez um depoimento à revista do SU2C sobre como o câncer afetou sua vida), Revlon, Bloomberg, GlaxoSmithKline e etc.

 

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Os esforços já resultaram em mais de US$73 milhões, e no site www.su2c.org existem várias maneiras de doar dinheiro para a causa, como criar grupos virtuais voluntários que promovam a causa e ajudem a arrecadar dinheiro para a mesma. Um dos objetivos é formar os chamados “Dream Teams”, times dos sonhos compostos por médicos e pesquisadores renomados de todo o mundo.

Até aí nenhuma novidade, porém as comunidades colaborativas se estenderam às redes sociais, como o MySpace, YouTube, Flickr, Facebook, Twitter entre outras. Talvez você até tenha visto o vídeo dirigido pelo David Fincher com vários atores de Hollywood, como Morgan Freeman e Susan Sarandon e Keanu Reeves para divulgar o movimento, caso não, fica aqui o link.

Por esses sites as pessoas organizam eventos beneficentes, compartilham suas histórias a respeito do câncer e como ele impactou suas vidas, ou simplesmente divulgam o movimento. E foi assim que o #standuptocancer apareceu na sua lista de Trending Topics.  Vale muito a pena conhecer não só pelo case, mas também pela causa.

 

Facebook, o ativista

 

causes facebook stand up to cancer newronio espm


O Facebook recebe um número cada vez maior de ativistas desde seu início em maio de 2007. Para tanto, foi criado um aplicativo especializado em dar apoio virtual a diferentes movimentos, chamado Causes.

Como o próprio Facebook explica, o Causes tem por objetivo tornar a comunicação entre pessoas engajadas em alguma causa mais prática. E acredita que os movimentos mais bem-sucedidos se sustentaram graças à força dos relacionamentos humanos e à capacidade de manter seus aliados engajados, pontos fortalecidos pelos atributos das redes sociais.

Basicamente, você não precisa mais ser o Bono Vox para tentar mudar o mundo. Sem gastar um tostão, é possível criar uma espécie de comunidade, divulgá-la pela rede social para seus amigos, conhecidos e amigos de amigos e, como vimos no Stand Up to Cancer, inclusive organizar doações. 

 

Twitter @NewronioESPM @MaCarolBranco