Digital

Um vício chamado “like”

By Andressa Tamburini

February 20, 2014

Se você passa horas no Facebook, não consegue sair do Instagram ou sempre precisa twittar alguma coisa, cuidado! Alguns comportamentos nas redes podem acabar por transformar esses hábitos comuns em viciantes, e podem até impulsionar uma doença já conhecida como Distúrbio das Mídias Sociais.

As hashtags “likesforlikes”, “sdv” e “5likes”, por exemplo, estão contaminando o Instagram e no caso do famoso – e chatíssimo – “segue de volta” o Twitter também. Mas, porque essa necessidade de likes e followers? Porquê isso anda preenchendo a vida de muitas pessoas?

Na verdade, antes mesmo das redes sociais e desde sempre, as pessoas têm a necessidade de uma aceitação social, que agora pode ser concretizada com os likes. Recentemente, essa discussão levou a Universidade Freie Universität, em Berlim, realizar um estudo para entender melhor esses comportamentos.

O resultado não foi tão surpreendente assim: likes nas redes sociais podem viciar! Isso mesmo, você pode acabar viciado na sensação de receber um like. O mais interessante é que como essa sensação não tem um padrão definido e não lhe permite nenhuma certeza, ela acaba por se tornar mais viciante ainda.

O que acontece, segundo a pesquisa, é que o seu cérebro não consegue reconhecer e prever essa situação, ou seja, não consegue antever quantos likes ou quais likes você terá em sua foto, deixando essa brincadeirinha muito mais divertida e obsessiva.