Arte & Design

Um olho na imaginação, e outro na caixa registradora.

By Luisa Acioli

November 06, 2013

Uma logo ou um design inovador acaba por se tornar a história de uma marca, criando uma identidade visual e uma rápida associação produto/consumidor. Criar algo vai muito além de rabiscos incessantes numa folha. Requer muito estudo, conceito, formas e cores. E, sortudo é aquele que consegue por tudo o que a marca quer transmitir num único design. Uma dessas pessoas de sorte se chama Raymond Loewy, a quem o Google homenageou ontem, dia 5 de novembro. O motivo? A comemoração do seu 120º aniversário.

Sendo considerado um dos mais famosos do século XX e conhecido como o pai do design industrial, Raymond Loewy começou a trabalhar como designer de vitrines na loja Macy’s, além de ilustrador de moda como Vogue e Harper’s Bazaar; Passando pra interior de aeronaves até a famosa garrafinha ks da Coca-Cola epela logo da Lucky Strike.

Seu traço é inovador e, segundo historiadores, ele era o famoso cara que estava no lugar certo, na hora certa.

Visionário, desenhou também o habitat Skylab da NASA, que ficou em órbita entre 1973 e 1979. A estação espacial pesava 77 toneladas e contava com locais de trabalho e áreas para experimentos. Ela recebeu três missões tripuladas. Cada uma com três astronautas. O Skylab foi o precursor da Estação Espacial Internacional (ISS).