Crescer, segundo o dicionário, significa desenvolver-se, tornar-se maior. Muitos dizem que somos fruto das relações sociais, e se essa relação te envenena e te diminui ao ponto de te tornar invisível? Acreditando que você não é merecedora ou que não é nada?

Refuge, é uma iniciativa que nasceu em Londres, no ano de 1971 com o intuito de oferecer um espaço seguro para todas as mulheres e crianças que se encontram em uma situação de violência doméstica, e procuram atingir sua missão através de três passos: prestação de serviços psicológicos para as vítimas, proteção legal e, por último, a prevenção da violência doméstica através de campanhas.

refuge

Em sua última campanha, a instituição se reuniu com a cantora Frances para contar uma história através de sua música “Grow”. Grow fala sobre união e superação de situações difíceis em conjunto, o que conversa em todos os sentidos com o trabalho da Refuge, e por isso nasceu a ideia da produção de um clipe sobre esse problema mundial.

O vídeo trabalha a questão da invisibilidade dessas vítimas, quando as mesmas se anulam, como se fossem literalmente transparentes aos olhos da sociedade, impassíveis de reagir ao mundo à sua volta, nem quando buscam ajudar as outras pessoas, e sua única interação passa a ser apenas com a figura masculina quando chega em casa.

Mas no final da história, a esperança nasce em uma mulher, representando a ação da Refuge, que se dispõe a ajudar, ouvir e empoderar a personagem, que passa a ser a protagonista, e retoma o controle de sua vida, existe, importa e reage ao seu círculo social, com pessoas que a amam.

A história de Melanie Clarke, uma sobrevivente da violência doméstica graças ao Refuge, se desdobrou em um livro de sua autoria “Abusada: Sobrevivendo à um Relacionamento Abusivo” que explora o abuso não só físico, como mental e a relação de dependência entre ambas as partes. Melanie disse também, em uma entrevista, que se sentiu absolutamente honrada em poder ser tema de uma ação tão relevante e com tanta repercussão como um clipe.

melanie

Longos enredos sobre violência doméstica são, infelizmente, muito comuns no mundo inteiro, afinal uma a cada quatro mulheres sofrem esse tipo de abuso, porém quem sabe com uma maior discussão sobre esse assunto de tanta relevância essas histórias não passam a ter finais felizes como o de Melanie?

Séries, música e textos são algumas das coisas que completam o meu vazio existencial.