A companhia organizadora do Parklife Festival, festival de música na Inglaterra foi multada em £70.000 (cerca de R$250.000) por uma simples ação de marketing mal pensada.

A ideia parecia boba: como o festival possuía várias after parties, ao longo dos shows o público recebeu em seu celular mensagens do contato “Mãe” dizendo para chegar em casa para o café da manhã e outras mensagens que normalmente se recebe de mães.

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Muitos acharam de mau gosto e até pior: algumas dezenas de reclamações no conselho inglês eram de pessoas cuja mãe havia falecido recentemente, dizendo que ficaram arrasados com as mensagens.

A prática em si, conhecida como spoofing, não é ilegal, a empresa Parklife Manchester coleta o número de quem entra no festival e o serviço de enviar mensagens com o nome do remetente desejado. Mas quando essas mensagens não agradam, ou pior, podem ser consideradas enganosas (como foi o caso) ou causar danos morais (também o caso) saem caro.

Agora fica a pergunta: de quem foi a ideia de criar uma ação tão sem sentido? Há milhões de jeitos de se comunicar as after parties para quem está dentro do evento, algumas até mais baratas.

Uma ideia que com certeza entra na clássica categoria “Pra que?”

Minha barba. Minha vida.