Você talvez conheça o trabalho de Walt Whitman. É dele o famoso poema “O Captain! My Captain”, que é citado no filme “Sociedade dos Poetas Mortos”. Nascido em 1819, o poeta, ensaísta e jornalista novaiorquino é considerado por muitos “pai do verso livre”. Em 1855 publicou a primeira versão da obra mais importante de sua carreira, “Leaves on Grass”, com 12 poemas de versos livres, longos e brancos, imitando a linguagem falada. A parte mais interessante é que essa versão não contava com o nome do autor, mas logo no ano seguinte, foi lançada uma segunda edição, com o nome do autor estampado na capa e continha o poema “Song of the Open Road”.

A Grey New York e a Volvo desenvolveram uma campanha para o S90 Sedan, que é um carro de luxo, chamada “Road to Inspiration”, na qual o poema é recitado. Trata-se de um filme que retrata um autor bloqueado, no que aparenta ser uma viagem interna, mas com imagens de uma jornada pelos Estados Unidos com o carro. É uma peça misteriosa, cheia de metáforas e simbologias, que não deixam totalmente clara a narrativa (que é um efeito esperado para intrigar e inspirar o público).

O poema empresta uma atmosfera viajante à obra e funciona muito bem com as imagens. Desde uma árvore em chamas a mergulhos no mar, as imagens conseguem retratar com perfeição a intenção do filme, dando vez a um ambiente cheio de oportunidades e de momentos da vida.

Esse é o segundo filme com narrativa não-linear criada por essa dupla. A primeira chama-se “Wedding”, que foi lançada em junho e tem o mesmo clima de “Road to inspiration”: um pai, fazendo o discurso de casamento para a filha, onde não fica muito evidente quem são os personagens ou qual sua relação com o principal.

Não conseguiu ser VJ da MTV.