Sinapse por Lucas Youssef, 23/03/2010

Trivial. Definitivamente não é algo que possa ser dito sobre Vinicius Calderoni. O paulistano de 24 anos se define como uma alma inquieta. E não há quem possa negar. Ele é cantor, compositor, músico e cineasta. E suas diversas vocações artísticas se mesclam em seu novo projeto – uma “fusão das artes”, como ele disse. Trata-se do lançamento de um clipe para cada uma das doze músicas do álbum que saiu em meados de 2007, Tranchã. Uma ampliação de seu produto. 

Os clipes foram dirigidos por amigos de Calderoni, com exceção de um, que ele mesmo dirigiu. Todos são artistas jovens que chegam para complementar a música do cantor com suas visões diferentes. O lançamento dos clipes aconteceu na internet, no site os12clipesdetrancha. A divulgação está ocorrendo por meio das redes sociais – MySpace, YouTube, Facebook, Orkut, Twitter, Flickr, WordPress são algumas das que servem a esse propósito. No Google já existem mais de 40,000 resultados para “Vinicius Calderoni”, o que indica que em breve você ouvirá falar mais sobre ele. Explicando o projeto, há um vídeo de Calderoni:

Vinicius está ao lado de outros ótimos cantores da nova geração da música brasileira. A diversidade de influências em seu trabalho é notável. Suas letras passeiam entre a filosofia, a bobeira, a ironia, entre outros caminhos, fugindo da superficialidade tão comum por aí, e passam longe de serem pretensiosas. No site viniciuscalderoni é possível conhecer mais sobre a história de Vinicius, sua formação e seus projetos. Vale a pena descobri-lo.

Abaixo os clipes preferidos de dos colaboradores desse post, André Guerra, Gabrise Firodelisio e Ricardo Cavalcante:

Twitter: @yousseflucas @NewronioESPM