A Fox Sports em meio à transmissão de um jogo de futebol, apresentou a escalação do time Cruzeiro de uma forma um tanto inusitada: ao aparecer os jogadores, os rostos deles estavam desenhados de várias cores.
Após a apresentação eles explicaram o porquê daquilo: Uma campanha contra o racismo tão recorrente nesses jogos de futebol.
Os desenhos, feito por crianças, expressavam exatamente a mensagem que a Fox Sports queria passar: “, que não importa a cor da pele, somos todos iguais, mesmo sendo diferentes.”, disse Alex Mendes, diretor On-Air da Fox Sports.
Ultimamente, os jogos de futebol têm sido marcados pelo preconceito. Em Março, o desabafo do árbitro Márcio Chagas, que chorou publicamente após ter seu carro depredado e ser chamado de “macaco”durante as partidas, o famoso atacante Neymar ,da seleção brasileira que também recebeu ofensas racistas de árbitros em jogos fora do país e ainda, o próprio jogador do Cruzeiro Tinga, sofreu o preconceito em fevereiro, no qual os torcedores começaram a imitar sons de babuínos toda vez que o jogador tocava na bola.
Por mais que aparente não existir mais, o racismo ocorre com muita frequência no Brasil. Iniciativas como essa da Fox Sports são importantes para conscientizar a população sobre esse problema.
A FIFA também se mostra contra esses atos e tem um artigo publicado em seu estatuto. Segundo o artigo 3 do estatuto da FIFA: “A discriminação de qualquer tipo contra um país, uma pessoa ou grupos de pessoas por causa da raça, cor da pele, etnia, origem social, gênero, língua, religião, opinião política ou qualquer outra opinião, saúde, local de nascimento ou qualquer estatuto, orientação sexual ou qualquer outra razão é estritamente proibida e passível de punição por suspensão ou expulsão.”
Você precisa fazer login para comentar.