“Eles vem de todos os lugares, vem da América do sul”. “Eles não são tão doces e gentis quanto vocês pensam”. “São completos assasinos”. “Os Estados Unidos estão desprotegidos, e para isso precisamos construir um muro”. Esses são só alguns fragmentos do discuro xenofóbico promovido pelo megaempresário Donald Trump, candidato a presidência dos Estados Unidos, acerca dos imigrantes que desembarcam por todo o país. O arquétipo da violência e da marginalidade na sociedade americana fala com sotaque latino.
Muito já foi dito sobre o sangue quente latino, e não demorou muito para toda essa efervescência explodir em grande estilo. O responsável foi o canal de esportes argentino TyCSports.
A Copa América Centenário, competição que comemora os 100 anos da COMEBOL e do torneio, será realizada entre os dias 3 e 26 de junho de 2016 nos Estados Unidos e conta pela primeira vez com equipes da CONCAF (México, USA..), além dos representantes já tradicionais. Pensando nisso, o canal de esportes argentino TyCSports desenvolveu um vídeo acerca da participação da seleção argentina na competição, uma sátira ao discurso de Trump, destacando o pavor que todos os participantes deverão sentir ao entrarem em campo contra “Los Albicelestes” de Messi e compania.
O vídeo da TyCSports e a armada dos hermanos, atual vice campeã mundial.
Mais uma vez o futebol ultrapassa a barreira do esporte e prova ser um meio de mobilização extremamente eficaz, seja no âmbito politico, societário ou como mídia publicitária. Prova mais uma vez que é muito mais que um jogo.
Texto por Vittorio Laginestra