O grafitti vêm ganhando influência nos últimos anos, e artistas como Banksy conquistaram seu lugar na mídia com trabalhos que desafiam vários assuntos atuais que podem ser estampados tanto nos nossos celulares quanto nos muros das cidades. O último grande projeto de Banksy, o Walled Off Hotel, não só completou um ano de muita polêmica nas redes sociais mas também cresceu tanto que agora tem até versão em miniatura para as pessoas levarem para suas casas.
O projeto foi inaugurado em março de 2017, e consiste na reforma de um hotel localizado ao lado do muro que separa a Palestina de Israel. Junto de sua equipe e com a participação de alguns artistas palestinos, Banksy reconstruiu o hotel em 14 meses e distribuiu por todos os ambientes obras que diziam respeito ao conflito entre Israel e Palestina, como forma de protesto. A decoração do hotel também tem o mesmo tema: alguns quartos têm até réplicas de beliches do exército palestino.
O artista criou esse projeto para questionar a existência do muro que divide as regiões, e inicialmente planejava que a exposição ficasse disponível ao público apenas por um ano – afinal de contas, não é porque é um hotel/galeria de nível internacional que o local está mais protegido do terror que a região enfrenta. Aliás, a equipe que trabalha por lá é especialmente instruída para proteger os hóspedes e as obras que lá residem, e no site oficial do projeto você pode sempre conferir se a situação por lá está perigosa se está planejando uma visita.
No entanto, Banksy e seus amigos artistas fizeram tanto sucesso com esse projeto que ele completou um ano e não está perto de fechar as portas. Na verdade, para celebrar o marco, Banksy anunciou uma parceria com artistas de rua locais e criou souvenirs especiais do Walled Off Hotel. Cada um é uma pequena miniatura de uma parte do muro vizinho ao hotel que está alterada de alguma forma por um artista encapuzado.
Banksy explicou que mais do que souvenirs, essas miniaturas são antecipações do que pode vir a acontecer com o muro quando ele for derrubado.
Você precisa fazer login para comentar.