Sinapse por Daniel Yoshida, 01/06/2010
Com a evolução dos meios de comunicação nas últimas décadas, hoje é possível conquistar com muito mais facilidade os desejados “quinze minutos de fama”. Quer dizer, nem todos almejam isso, mas nem sempre é possível evitá-lo depois da viralização do material. Atualmente, isso ocorre, pois os internautas podem, além de ver o conteúdo na Web, interagir com ela e publicar seus próprios conteúdos sem nenhuma dificuldade. Foi o caso da nutricionista Ruth Lemos que, com a “ajuda” do retorno de voz, acabou se atrapalhando durante uma entrevista ao vivo para a Rede Globo e seu vídeo foi publicado no Youtube tendo milhões de acesso. O Youtube é apenas um dos potencializadores para a viralização de um vídeo. Existem muitos outros como: Orkut, Twitter, Facebook, outras redes sociais e fóruns também. Milhões de pessoas possuem contas nelas e dividem informações e experiências facilitando a disseminação de conteúdos.
Isso ocorreu com um garoto chinês chamado Xiao Pang, famoso por fazer caras e bocas em suas fotos, adaptá-las em capas de filmes ou em situações inusitadas e publicá-las na internet. Sua simpatia, ousadia e criatividade conquistaram o público na internet que resolveu não somente viralizar o conteúdo criado por ele mesmo como criar outras peças utilizando sua imagem.
Tudo começou quando um desconhecido tirou uma foto sua – quando ainda trabalhava em um posto de gasolina – e a publicou na internet. A partir disso, este garoto chinês começou a viver sua vida mais intensamente. Apesar do “mico” que ele pagou mundialmente, conquistou sua fama e deu continuidade publicando muitas outras fotos com seu rosto estampado nelas.
Sua popularidade foi tão grande que atingiu não somente a Internet, mas outros meios de comunicação também. Hoje, este garoto possui um programa próprio em uma emissora chinesa de televisão acerca da culinária.
Agora, se voltássemos umas décadas atrás, como uma pessoa poderia divulgar tais fotos para o mundo, ficar famosa com isso fotos e conquistar a oportunidade da sua vida? Realmente, só a Internet mesmo…
Twitte-nos @newronioespm