Banksy, famoso e anônimo artista de rua britânico apareceu mais uma vez surpreendendo o público e autoridades. O artista canalizou o falecido instrutor de arte Bob Ross pintando o muro de um velho presídio inglês. 

O que começa como um clipe de fala mansa do instrutor de pintura mais icônico da América, Bob Ross, de seu programa Joy of Painting, de repente se transforma em um vídeo frenético e extremamente raro de bastidores de Banksy criando seu último trabalho em Reading, Berkshire. Intitulado “Create Escape“, o clipe foi postado nas redes sociais do artista e retrata a criação em tempo real de uma obra de arte em estêncil de um prisioneiro escapando das altas paredes de tijolos vermelhos de HM Prison Reading (anteriormente conhecido como Reading Gaol). 

Imagens da peça da prisão sendo pintada na calada da noite são mostradas com áudio de Ross, fazendo parecer que o artista falecido está na verdade comentando sobre a nova arte de Banksy. Ao invés das luzes brilhantes do estúdio que iluminavam as paisagens bucólicas de Ross, “Create Escape” contrasta e captura a execução rápida, mas precisa, de um trabalho feito quase na escuridão por um artista anônimo, realizado em horário em que a  polícia não está olhando.

A extensa e imaculada parede da prisão era um local ousado e perfeito para uma peça de Banksy. É muito polêmica por ter como um de seus ex-cativos o escritor Oscar Wilde, que cumpriu dois anos na prisão de 1895-1897 pela acusação de “indecência” por ser gay. A obra é uma homenagem clara ao poeta, já que a forma como o prisioneiro de tinta escapa parece ser um longo fio de papel saindo de uma máquina de escrever no lugar dos lençóis habituais. Wilde contou sobre seus anos na prisão no poema “The Ballad of Reading Gaol”, que se concentra principalmente na execução de Charles Thomas Wooldridge.

A própria prisão está vazia desde 2013 e a peça de Banksy poderia impulsionar uma campanha endossada por celebridades para transformá-la em um local de artes. Atores como Judi Dench e Stephen Fry estão entre os rostos famosos que apoiaram a proposta: “a ideia de peças sendo encenadas, pessoas aprendendo e se divertindo, e uma comunidade se reunindo em um espaço que representava isso. Muita tristeza e inspiração para o próprio Oscar Wilde é lindo” diz Dench.

Construindo minha odisseia com palavras que encontro por aí