Será que é possível guardar todas as informações que, em um determinado momento, já passaram pela internet?

Todos aqueles links que já sumiram, hot-sites que foram desativados, páginas de candidatos políticos à época de uma eleição da qual participam. Muitas vezes essas páginas sofrem alterações momentâneas, que logo são apagadas, seja pela razão que for.

Muita gente acha que, uma vez deletada da rede, uma página nunca mais pode ser acessada. Grande erro.

Desde 1996 o Internet Archive trabalha para construir uma Biblioteca da Internet, com a grande maior parte das principais páginas da web a cada intervalo médio de tempo.

google99
(Já viu como era o Google lá em 1999?)
orkut
(E a tela de login do Orkut em 2005?)

Mas o Internet Archive cresceu e não é mais apenas uma base de memória da Internet, hoje apresenta sessões de Vídeo, Música ao Vivo (os famosos bootlegs), Áudio, Textos e Software. Cada uma das sessões possui mais de um milhão de materiais (o de textos chega a 6 milhões).

Nessa semana, os holofotes da internet recaíram sobre a sessão menos “comum” do Archive, a de Software. A sessão dedicada à programas que já passaram pela internet (muitos provavelmente que viveram somente em disquetes e jamais foram gravados em um CD ROM) recebeu uma sessão chamada Internet Arcade, que reúne mais de 900 títulos de games de fliperamas lançados entre 1970 e meados da década de 1990.

arcade__coiso

A ideia partiu do arquivista Jason Scott, que apresentou em seu blog a ideia de montar não uma plataforma para se jogar games de arcade, mas antes um documento histórico com os softwares e linguagens de programação utilizadas ao longo de mais de 30 anos de games.

Isso explica o fato de que grande parte dos games funciona de maneira um tanto precária e até mesmo os controles são pouco utilizáveis. Aliás, segundo Scott, alguns games utilizam uma estrutura tão peculiar que o grande desafio foi conseguir designar uma tecla do teclado para cada botão programado.

O projeto parece ter dado certo: o Internet Arcade tem recebido o dobro de acessos da home do Internet Archive, algo não muito comum e que prova que as pessoas tem lido, se interessado e clicado em links relacionados ao Arcade (em blogs de notícias, tecnologia ou, principalmente em redes sociais).

 

Minha barba. Minha vida.