Sinapse por Mariana Carvalho, 19/07/2010

De muito me desapontou a escolha do logo para a Copa do Mundo da FIFA que será sediada no Brasil, em 2014. E acho que desapontou a maioria dos brasileiros, uma vez que as mãos envolvendo a taça dão (maldosas) diversas interpretações e mais, o logo ficou bem simples se formos pensar na alta qualidade de designers que o Brasil possui. Ok, mas já foi e o nosso logo está decidido.

Para começar bem, os Estados Unidos já divulgaram seu material de candidatura para a escolha da sede da Copa do ano de 2018/2022. E mostraram que vieram com tudo.

Faltando ainda 8 anos para a Copa, os Estados Unidos mostram que a pressa é inimiga da perfeição, e ao se adiantarem, criaram uma idéia bastante bacana. O tema: “The game is in US”, sugere uma dupla interpretação, US significando NÓS em inglês, e US, de United States.

Há quem diga que o material para a candidatura à sede da Copa também é simples, sem muitos efeitos e pouco surpreendente. Mas, convenhamos, ficou bem a frente do nosso em relação à originalidade e criatividade.

O projeto foi assinado pelos designers Michael Gericke e Luke Hayman e a divulgação foi feita pelo estúdio Pentagram.

Os países que competem são Austrália, Bélgica/Holanda, Inglaterra, Rússia, Espanha/Portugal, Estados Unidos, Japão, Coreia do Sul e Qatar. No dia 2 de dezembro será divulgado o que foi decidido. Em 2018, a Copa não poderá ser realizada nem na África, nem na América do Sul. Em 2022, ela não poderá ser realizada na América do Sul, como também no continente do país escolhido para a Copa de 2018.

Twitta aí: @NewronioESPM @mapcarvalho