No 450° aniversário da morte de Michelângelo, a premiada artista culinária Michelle Wibowo decidiu fazer uma homenagem ao gênio renascentista, utilizando seu talento na cozinha e seus conhecimentos sobre estética para criar um presente único e delicioso.

Wibowo criou, então, o maior bolo de aniversário em homenagem ao artista. Em um período de 168 horas, foram usados cerca de 10 mil marshmallows e meio bilhão de confeitos coloridos para concluir o que a equipe do Cake Angels chama de “a criação mais divina da confeitaria”.

Michelle confessa que achar materiais com texturas e tamanhos específicos que respeitassem as proporções da obra original foi uma parte difícil do processo, porém, o resultado final, de 5.7m x 2.8m, não desapontou: The Baking of Adam (paródia do nome original) será exposto na Igreja de St. Pancras, em Londres.

1

2

4

5

Michelle disse que queria homenagear o trabalho e a metodologia de Michelângelo ao criar o painel, porém, no ”remix“ feito por ela podem ser encontrados elementos e técnicas derivados de outros períodos históricos: o mosaico, expressão máxima da Arte Bizantina, foi usado para decorar paredes e abóbadas entre os séculos V e XV e tratava predominantemente de temas religiosos, tendo como matéria prima, pedras coloridas.

mosaico

Quanto ao material, a confeiteira seguiu os passos de Vik Muniz: entre as releituras mais famosas realizadas pelo artista, encontram-se a Monalisa, feita de chocolate e geléia; a icônica imagem de Che Guevara, feita de feijão; e nada menos do que uma representação da Última Ceia de Leonardo da Vinci, também feita de chocolate.

vikmuniz

Pois é, se analisarmos o resultado final da releitura de Michelle, a “originalidade” pode ser questionável: a técnica não é nova e a utilização de comida na produção não pode mais ser caracterizada como inovadora. Porém, se analisarmos a combinação de elementos e técnicas presentes em The Baking of Adam, o repertório e a dedicação de Michelle podem ser considerados invejáveis.

Em um período em que o conceito originalidade é relativo, não há dúvidas de que Wibowo conseguiu chamar atenção de uma forma divertida para a memória de um artista que serve de inspiração até os dias de hoje.

Confira o vídeo:

 

Não perturbe.