#éoquetemprahj por Mariana Carvalho
Na era da tecnologia, dizer que as inúmeras redes sociais estão cada vez mais influentes na vida das pessoas e sua repercussão na mídia é bem significante virou clichê, entretanto, há algo que está acontecendo e nunca se viu antes: as eleições misturando-se cada vez mais com essas redes. Candidatos nos Trending Topics, troca de infomações entre os internautas, comentários instantâneos dos debates eleitorais, sendo xingamentos ou elogios, eleitores-internautas com maior acesso a informações dos candidatos, podendo analisar a repercussão dos mesmos nas mídias sociais, entre outras funções, ou “facilidades” que a web disponibiliza, ou, no mínimo, nos aproxima das informações. (Vale ressaltar que toda a informação veiculada na internet deve, antes de tudo, ser filtrada, analisada e ter uma alta credibilidade).
Imagem do Trending Topics do Twitter do dia 11/08
Sites como o Transparência Brasil – que tem como objetivo desenvolver metodologias para o combate à corrupção – e o Ficha Limpa – projeto de lei aprovado graças à mobilização de milhões de brasileiros que desejam uma maior valorização de seus votos, são sites disponíveis a todos os internautas e quem devem, sem dúvidas, ser utilizado como pesquisa e análise.
Achei um site bem legal no Portal Uol, chamado Termômetro Eleitoral. Criado pelo site ebaH! – rede social de relacionamentos acadêmicos do Brasil, no Termômetro Eleitoral você analisa qual dos 3 principais candidatos à presidência ( Serra, Dilma e Marina ) mais twitta e qual é mais citado, quem mais aparece em vídeos e notícias. Há outras opções no site, como ver o perfil dos candidatos e gráficos que ajudam nas interpretações.
Bem interessante, o Termômetro Eleitoral mede a popularidade dos candidatos nessa era das eleições atreladas a Web 2.0. Vale a pena dar uma conferida no site, principalmente se você adora essas ferramentas de análises da internet.
Twitta aí (ou não): @joseserra_ @silva_marina @dilmabr