Escada: símbolo da progressão para o saber, da ascensão para o conhecimento e via de comunicação verticalizada e progressiva.
Neste espaço metafórico e alegórico, como parte integrante do Fórum ESPM – Tendências em Comunicação que abre hoje, reunimos as criações da disciplina Semiótica Aplicada do curso de Comunicação Social, cujo objetivo é desenvolver a percepção e a compreensão do estudante na leitura de sistemas de signos verbais e não verbais, capacitando-o como receptor crítico e, sobretudo, como Produtor de Linguagem.
Os cartazes expostos na escada principal do Bloco A da ESPM, são parte de um projeto maior e representam graficamente as Produções Audiovisuais (curtas metragens) desenvolvidos como trabalho de conclusão da disciplina, visando interpretar Sistemas de Signos em suas diversas manifestações de linguagem, possibilitando uma análise crítica e aplicada na comunicação social.
Guardei com carinho os trabalhos produzidos nos últimos cinco anos, sempre pensando numa possível exposição, que agora se materializa. A escolha foi difícil, mas contei com a parceria sempre atenta e inteligente do Arenas, nossa premiada agência experimental, tanto na seleção dos trabalhos quanto na montagem da exposição (deixo aqui o meu agradecimento aos estagiários queridos e aos amigos Renata, Celi e Bedran).
Confesso minha emoção ao revisitar todas as criações, e como estamos falando de memória afetiva, me veio à cabeça os escritos de Proust “Em Busca do Tempo Perdido”, onde é indiciado que os signos sensíveis muitas vezes nos fazem redescobrir o tempo. Os signos artísticos, por sua vez, nos trazem um tempo redescoberto, tempo original e absoluto que compreende todos os tempos. Tenho certeza que os criadores dos cartazes terão a mesma sensação ao verem suas produções expostas.
Dedico esta exposição aos meus queridos alunos, não só os representados na exposição, mas a todos que tive o prazer de encontrar nestes mais de vinte anos de ESPM.
Que nossa escada continue a nos conduzir ao sedutor universo do conhecimento e do saber.
João Carlos Gonçalves (Joca)
Doutor em Linguagem e Educação pela USP; Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Professor de Fundamentos da Comunicação e Semiótica Aplicada na ESPM.
Você precisa fazer login para comentar.