Um nome que se destacou no segundo semestre de 2020 e não saiu da boca do público e da mídia foi o da cantora Taylor Swift. Seu oitavo álbum “Folklore” veio ao mundo no dia 24 de julho como um projeto inovador produzido à distância durante a quarentena junto a Aaron Dessner e Jack Antonoff. Taylor é conhecida por mudar de gênero musical a cada álbum, experimentando coisas novas. O uso inesperado do folk e a habilidade impressionante da cantora de se expressar e contar histórias detalhadas por meio de suas letras fizeram com que esse álbum alcançasse um patamar inédito, sendo indicado até para o Grammy de Álbum do Ano.

Como a cantora imprevisível que é, Taylor não parou por aí. Em novembro, perto de seu aniversário de 31 anos, ela anunciou a chegada de seu nono álbum “Evermore”, caracterizado como irmão de “Folklore” por terem características muito semelhantes. O novo álbum fez tanto sucesso quanto o primeiro e deu o que falar, principalmente por ser uma surpresa para todos.

Infelizmente, nem tudo é um mar de rosas para Taylor Swift. Em 2021, a cantora lançou “Love Story (Taylor’s Version)”. Quem já ouviu suas músicas sabe que ela estava presente em seu segundo álbum “Fearless” e fez muito sucesso. Então o que rolou? Por que ela gravou novamente essa música?

Tudo começou quando, antes do lançamento de Lover, seu sétimo álbum, Taylor postou em seu Tumblr um texto de desabafo no qual reclamou que suas músicas e CDs antigos haviam sido vendidos e estavam todos nas mãos de um homem que nunca havia feito o bem para ela. O homem em questão é Scooter Braun, empresário de muitos artistas e conhecido por ter descoberto Justin Bieber

Ela disse que, por anos, havia pedido que tivesse direito sobre seu trabalho, o que foi negado pela Big Machine Records que somente a ofereceu a renovação de seu contrato. Sabendo que, depois de um tempo, Scott, dono da Big Machine, venderia a gravadora, Swift decidiu “deixar o seu passado para trás” e não renovar o contrato.

Taylor descobriu que seus masters haviam sido vendidos para Scooter Braun, uma pessoa que havia manipulado e feito bullying com ela por anos. Após citar exemplos de quando o empresário a manipulou, citou a compra de toda sua obra como mais um de seus golpes para atacá-la. Assim, Taylor foi para a Universal Records sabendo que perderia todos os seis álbuns que havia gravado até aquele dia na Big Machine Records.

No dia 16 de novembro de 2020, Taylor foi às suas redes sociais anunciar que Scooter Braun havia tentado silenciá-la por meio de um contrato que ela recusou. Além disso, Swift anunciou que havia começado a regravar todas as suas músicas antigas e que as lançaria ao longo de 2021.

Isso nos trás onde estamos hoje. Em “Folklore”, a artista não poupou suas palavras e deu uma indireta para Scott e Scooter em sua faixa bônus chamada “The Lakes”, na qual ela diz “I’ve come too far to watch some name dropping sleaze tell me what are my words worth”, em portugues: “Eu fui até muito longe para assistir um desprezível me dizer quanto custam minhas palavras” Recentemente, Taylor lançou sua nova versão de “Love Story”, que alcançou ótimas posições. Debutou na primeira posição da “Hot Country Songs chart”, da Billboard, pela primeira vez desde 2012, ano em que alcançou a marca com “We Are Never Getting Back Together”. Além desse sucesso, a cantora anunciou, por meio de uma carta em suas redes sociais, que o álbum “Fearless” completo regravado sai dia 19 de abril junto a 6 tracks bonus.

Em conclusão, algo que podemos ter certeza é que ainda vamos escutar muito o nome de Taylor Swift em 2021. Com 6 álbuns a caminho, vamos poder acompanhar o trajeto da cantora em busca da recuperação de seu próprio passado, que foi arrancado de suas mãos por homens que não participaram da produção e sua obra. Assim como seus últimos álbuns, “Folklore” e “Evermore”, trouxeram um reconhecimento gigante para Taylor com seu sucesso, é de se esperar que os próximos álbuns também irão suceder. Honestamente, depois de tudo que a loirinha teve que enfrentar, esse sucesso não é nada mais que merecido e é algo que mal posso esperar para ver.