Outubro, tempo para a conscientização sobre o câncer de mama, uma doença que afeta mais de dois milhões de pessoas (principalmente as mulheres) todos os anos – isso só no Brasil. Uma doença que, na maioria dos casos, passa despercebida e requer uma atenção especial.

Sendo assim, outubro é a época para marcas investirem em campanhas para divulgar informações sobre o câncer de mama; e a fundação Marie Keating, da Irlanda, foi uma que se sobressaiu com uma campanha sutil e ao mesmo tempo impactante.

Tudo começou com uma pergunta: se um nódulo aparecesse nos seios mais tocados do mundo, alguém notaria?

A pergunta faz referência a estátua de Molly Malone, que fica em Dublin, homenageando uma personagem de uma canção popular da Irlanda. Acredita-se que tocar nos seios dessa estátua traz boa sorte, tornando-a uma atração local. Foi então que a fundação Marie Keating teve a ideia de colocar um nódulo (uma massinha) nos seios de Molly, e deixar lá para saber se alguém perceberia. Olha o resultado:

O resultado final da campanha, chamada Take Notice, foi muito interessante, e reflete o que acontece no mundo: ninguém notou que havia algo de errado com a estátua de Molly Malone, e esse não reconhecimento do nódulo não acontece só com turistas e monumentos: é um problema real que impede que muitas mulheres descubram que têm a doença.

Uma ação sutil, que passa um recado simples e é capaz de gerar um impacto gigantesco. Foi assim que a fundação Marie Keating colocou a sua marca na luta contra o câncer de mama.

 

eu toco teclado numa banda chamada internet.