Acontece nesta quinta-feira dia 02 de maio a segunda edição do Supernova, Summit de Comunicação organizado pela ESPM.

O evento conta com 3 painéis que vão discutir assuntos que giram em torno do tema principal desta edição que é “O espirito do nosso tempo”.

Na primeira mesa do dia André Matias (Interbrand), Ana Paula Marques (Allma Hub), Gustavo Braga Araújo (Latam) e Bruno Chenque (Nubank) discutiram os desafios para impulsionar a relação entre marcas e pessoas.

Falando para um auditório lotado eles discutiram como lidar com um consumidor cada vez mais exigente e como a transparência na comunicação das marcas é fundamental nesse processo.

André começou mostrando a importância de colocar o consumidor no centro de tudo. Para ele a relação com os consumidores mudou de um momento onde a marca entregava o valor do produto para o consumidor e evoluiu para a necessidade de se entregar uma experiência satisfatória para esse cliente. Hoje em dia isso já não é mais o suficiente para um público que deseja um produto altamente personalizado e que entenda a suas necessidades.

Já para Gustavo um dos grandes desafios das empresas é fazer com que o cliente sinta que aquilo foi personalizado para ele. Para isso é fundamental engajar o consumidor e entender suas necessidades.

Bruno Chenque falando sobre a nova campanha do Nubank, que pede que anúncios sejam mais transparentes e parem de usar os famosos asteriscos, ressaltou que nem sempre a marca tem a resposta que o consumidor precisa, mas o primeiro passo para deixar de atender bem é achar que já sabe tudo que seu cliente busca.

Nesses casos é importante se colocar nos sapatos do consumidor e admitir que algo que sua empresa faz pode ser incomodo para aquele cliente. Ele ressaltou também que a transparência é pensada no Nubank desde o produto, sempre com a intenção de dar poder ao consumidor.

Ana Paula Marques destacou que para as marcas interagirem e se comunicarem com minorias é importante construir pontes com esse público. É preciso sair para as ruas e romper a bolha para criar empresas e produtos verdadeiros. É preciso estar próximo dos pensadores e lideres dos movimentos sociais para entender as questões que são importantes para esses públicos.

Para ela o consumo é um ato político, consumir um produto é se alinhar a tudo que aquela marca representa. Por isso é essencial que as empresas sejam coerentes em seu discurso, com ações práticas que mostrem que elas realmente se importam com as causas que defendem.

Falando aos estudantes presentes eles destacaram a importância da troca de conhecimento e do pensamento crítico para se evoluir e entender o outro e assim se comunicar melhor como marcas e como pessoas.

Agência de Publicidade da ESPM