A Inspiração de hoje vem de um livro: “Subliminar- Como o Inconsciente influencia nossas vidas” de Leonard Mlodinow. Subliminar quer dizer abaixo do limite e é empregado para se referir o que está abaixo do limite da consciência.
O livro trata do comportamento humano a partir do que se denomina novo inconsciente – entendido com os aprendizados da Neurociência – área que floresceu a partir dos anos 90 com o surgimento da Ressonância Magnética Funcional que mapeia a atividade de diferentes estruturas cerebrais.
A tese do livro é que nos enganamos quando achamos que tomamos muitas decisões baseadas em opções conscientes. Na verdade, muito do nosso comportamento é fortemente influenciado pelo inconsciente. “No livro são citados muitos exemplos que confirmam este ponto de vista. Por exemplo, as pessoas pensam que apreciam um produto baseado em suas qualidades, mas a vivência do produto também é baseada no marketing.
“Muitos experimentos demonstram que quando vinhos são degustados às cegas por não especialistas, não há correlação entre gosto e preço, correlação que aparece quando a degustação não ocorre às cegas. Ou seja, as pessoas esperam que um vinho mais caro seja melhor. Em um deles um experimento foi feito com vinhos em que o preço aparecia no rótulo como se custasse 90,00 e outro 10,00. Os vinhos eram na verdade idênticos. O interessante não era que elas achavam o vinho de 90 melhor que o de 10 embora fossem iguais, o interessante é que como seus cérebros eram mapeados pelas ressonância magnética, a área do cérebro associado com prazer – tinha sua atividade aumentada com o vinho de 90,00. Houve um aumento de sabor com prazer, ou seja, as pessoas sentiam o gosto do preço. Interessante não acha? Este livro é imperdível para todos que lidam com consumo, marketing e comunicação.
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