Para celebrar o mês do orgulho LGBTQ+ a MGM Resorts resolveu homenagear o berço do movimento a favor da liberdade de gênero.

Estamos falando do Stonewall Inn, um barzinho pequeno no subúrbio de Nova Iorque que em 1969 foi palco de uma das mais importantes manifestações pelos direitos homossexuais nos EUA e em todo o mundo.

No dia 28 de Junho, 49 anos depois, o bar abriu suas portas para um evento digno de orgulho. O primeiro Stonewall Day, tinha o objetivo de celebrar a história com muita música e representatividade.

A comemoração contou com um Karaoke interativo, no qual as pessoas conseguiam escolher uma música e trocar os pronomes para qualquer um que as fizesse sentir representadas.

Dá uma olhada no vídeo:

O evento foi uma extensão do Projeto Universal Love da MGM que existe desde o semestre passado, e está sempre trabalhando com a representatividade de gêneros na música.

Inclusive o Newrônio já fez um post sobre uma de sua ações passadas que envolveu grandes nomes da música americana, incluindo o casamento entre duas mulheres realizado pela Kesha em Vegas.

Sua origem foi baseada em um estudo que mostrava que 1/3 dos viajantes LGBTQ+ sentem medo de discriminação em hotéis.

Para os amantes da história, o bar Stonewall Inn era famoso por ser um dos únicos locais que permitia a entrada de drag queens, transgêneros, gays e lésbicas assumidamente nos anos 60.

Apesar do bar ser tranquilo com seus frequentadores, as batidas policiais eram comuns e muitas pessoas eram agredidas ou presas sem razão alguma a não ser a sua condição sexual.

Mas as coisas mudaram na noite de 28 de Junho de 1969, quando as pessoas resistiram a prisão, fazendo com que a polícia perdesse o controle da situação.

A revolta de Stonewall, como ficou conhecida durou 6 dias e marcou o momento da virada no movimento pelos direitos homossexuais.

E no ano seguinte Nova Iorque e São Francisco comemoraram a data como o Dia Internacional do Orgulho LGBTQ+ dando origem as primeiras Pride Parades, que hoje ganharam o mundo.

Em 2015 a revolta inspirou o filme “Stonewall: Onde o Orgulho Começou”

Como sinônimo de celebração, orgulho e muita festa as paradas LGBTQ+ as vezes acabam perdendo o seu sentido inicial no imaginário das pessoas.

E a MGM, ao criar o Stonewall Day, reforça e dá visibilidade a revolução, honrando as pessoas que lutaram pelos direitos que são desfrutados hoje em dia.

 

 

Pareço descolado, mas vou dormir depois da novela.