Pela minha passagem na INCUBADORA ESPM como uma de suas coordenadoras pude observar que grande parte dos jovens empreendedores tem o sentimento que iniciado o negócio, tudo irá ocorrer às mil maravilhas, sem surpresas, os clientes surgirão aos milhões e tudo será um mar de rosas. Não é exagero, não.

É compreensível que todos comecem seus empreendimentos cheios de esperança de sucesso e é muito difícil aceitar a derrota, porém como é comprovado o fracasso é o aprendizado para o sucesso. E mais ainda, o ideograma chinês para a palavra “crise” é a combinação dos ideogramas “oportunidade” e “risco”. Em outras palavras pode-se interpretar que o fracasso é a oportunidade para o sucesso.

Não é preciso dizer que tudo isso ocorre numa dimensão racional, pois quando se está no meio da turbulência de uma crise, ninguém irá lembrar de nada. Mas, na tentativa de mostrar a todos que o sucesso é um caminho cheio de surpresas, duas empreendedoras islandesas, Vala Halldorsdottir e Sesselja Vilhjalmsdottir, dirigiram o documentário “Start up kids”  entrevistando jovens empreendedores no seu cotidiano, como os criadores do Vimeo, Dropbox entre muitos outros.

Vale a pena assistir para refletir sobre o sucesso. Observem que esse documentário é pouco conhecido e não é recente, sendo entretanto uma ótima história super atual.

Aproveitem e até a próxima semana !!

Untitled

Paula Calil

Administradora pela EAESP/FGV e Mestre em Semiótica e Linguística pela FFLCH/USP.
Como experiência profissional foi consultora de empresas e publicitária em empresas e agências de comunicação.
É Professora de Planejamento Estratégico de Marketing na ESPM, nos cursos de Comunicação e Jornalismo.

Os colunistas do Newronio são professores, alunos, profissionais do mercado ou qualquer um que tenha algo interessante para contar.