TV & Cinema

Star Wars e a fórmula de George Lucas

By Luiz Daniel Gattaz

June 10, 2016

Para os fãs de Star Wars 18 de dezembro de 2015 foi um dos dias mais felizes da história, pois o Star Wars: O Despertar da Força chegava às telonas e um filme da franquia voltava a reinar na indústria do cinema após 10 anos de hiato. O tempo é pouco para a história, mas pareceu uma eternidade para os amantes do universo de George Lucas, pois os filmes recentes do diretor não tiveram uma recepção tão boa quanto os originais.

O resultado do filme de J.J. Abrams foi um sucesso de bilheteria e provou que a franquia está em boas mãos, pois a Disney trouxe uma nova perspectiva para o universo de Star Wars e todo o conteúdo que pode ser produzido ao longo dos anos.

Porém, agradar a todos é impossível e há fãs e críticos que acreditam que o novo filme é apenas um remake de Uma Nova Esperança.

Alguns elementos estão presentes no novo filme que fazem parte de todo o universo e certos fatores são imprescindíveis para se construir uma boa narrativa da saga. O monomito de Campbell é algo utilizado e presente nas criações de George desde 77, assim como momentos de queda dos Jedis e até mesmo a morte de figuras importantes (sim, Qui-Gon, Obi-Wan e agora, Han Solo).

O documentário Everything is a Remix, trouxe mais uma série de artefatos e notícias sobre como tudo que consumimos e amamos na indústria são frutos de reprodução/remix . Dessa vez, Ferguson destrinchou o novo filme de J.J. e mostrou os elementos necessários para se construir uma narrativa boa e fiel da saga, logo esses fatores são de fato imprescindíveis, dessa forma os filmes possuem essa cara e irão se “repetir”.

Confira abaixo.

Star Wars possui toda uma indústria e universo expandido que são amados pelos fãs, pois George Lucas criou um mundo fantasioso repleto de personagens que representam cada um de nós nessa galáxia tão tão distante.