A mensuração do resultado de um projeto de comunicação é algo indispensável para clientes e agências. Mas com o surgimento de novos formatos de mídia, ter noção exata de quantas pessoas foram impactadas por um esforço de comunicação tornou-se mais difícil. Neste cenário, optar por ferramentas potencialmente poderosas como vídeos virais, ações em sites sociais e RP esbarra na nossa impossibilidade de apurar seu impacto.

Uma resposta possível parece não estar na avaliação da ferramenta em si, mas da reverberação da mensagem pelo mundo online, que pode ser atribuída indiretamente ao seu uso.

Duas dessas soluções são o Spy e o Social Mention, que seguem exatamente esse princípio: mostram o que está sendo citado sobre uma certa marca nas mais diversas redes sociais. O primeiro funciona como uma espécie de Google misturado com Livestream. A marca (ou qualquer palavra que se queira pesquisar) deve ser escrita no campo de busca e as menções vão sendo atualizadas automaticamente. Dá para ver as citações feitas via Twitter, FriendFeed, Flickr e Yahoo! Search BOSS. Já o segundo, não atualiza automaticamente e é dividido de acordo com o tipo de rede social.

Ferramentas como essas, mesmo que não concebidas exatamente para serem usadas por marcas, permitem avaliações mais eficientes do que acontece na internet a partir de uma ação publicitária. Mesmo que não sejam sempre precisas, elas têm uma grande vantagem a seu favor: enquanto alguns sistemas de mensuração apuram só impactos, o Spy e seus similares falam de opinião, dando uma dimensão mais rica do que a marca significa e, mais do que isso, o que passou a significar como conseqüência de uma iniciativa de comunicação.

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