Para quem gosta de viajar a lugares incomuns, aqui vai um grande incentivo.
Na semana passada, a República Democrática Popular da Coreia – Coreia do Norte – lançou um vídeo em timelapse que mostra um pouco da capital do país, Pyongyang.
Foi uma das raras ocasiões na qual o líder King Jong Un, que está no poder desde dezembro de 2011, cedeu tantas imagens da capital do país, que recebe anualmente cerca de 4000 turistas, entrando para o ranking dos lugares menos visitados do mundo.
O vídeo de três minutos, que serve para dar uma ideia de como é a rotina dos cidadãos norte coreanos, revela expressões sérias e olhares desconfiados, ofuscados pela organização e a limpeza do espaço urbano.
Muito bem editado, Enter Pyongyang revela também um dinamismo que se assemelha a uma versão mais obscura de “O Show de Truman”. Também é impossível não lembrar de um programa de televisão muito famoso que, há 25 temporadas, começa seus episódios com a mesma estratégia. Confira:
Com sorte, a paródia feita por nós não será vista como um motivo de guerra para o carismático King Jong Un, e o Palácio da Alvorada não receberá nenhuma carta como aquela enviada à Casa Branca, após o lançamento do trailer de The Interview.
O vídeo original(abaixo) foi encomendado pela agência chinesa Koryo Tours e produzido por JT Singh, que foi acompanhado em tempo integral por dois agentes do governo e teve, posteriormente, total liberdade na edição das imagens, como esclarecido em sua postagem.