Algum dia na sua vida estudantil você provavelmente teve que ler algum livro contra sua vontade. Se você realmente leu, pegou o resumo com o amigo ou fez a prova na cara e na coragem – provavelmente não foi muito divertido para ninguém. Sites como Cliffs Notes e Spark Notes existem para ajudar os alunos nessas situações: resumos e análises acadêmicas de graça, para os alunos preguiçosos. Mesmo assim, o conteúdo é pesado e por vezes maçante.
Foi daí que um comediante, que atende pelo pseudônimo de Sparky Sweets, criou a ideia do Thug Notes.
Thug Notes é um vlog no YouTube, que resume e analisa clássicos da literatura americana de modo, bem, do gueto. Como exemplo, em sua análise da “Odisséia” de Homero, Sparky Sweets conclui que Poseidon “deu um chilique e atacou Odisseu”. Que erro, Poseidon.
Aparecendo diversas vezes no Huffington Post online, Thug Notes já publicou análises divertidas de diversos livros, incluindo “O Hobbit”. E parece estar dando certo, já que diversos comentários nos vídeos alegam que viram Sparky Sweets durante suas aulas.
Se faz alguma diferença nos estudos ou não, pelo menos é um jeito divertido e semi-cultural de passar o tempo ocioso na internet.