Um dos assuntos mais discutidos nas redes sociais é a bola fora da campanha #SomosTodosParalímpicos da Vogue. A iniciativa da revista de moda foi uma tentativa, bem errada, de dar um apoio às Paraolimpíadas que estão com problema de ingressos e falta de incentivo do público em geral.

Ao convidar os atores, Cleo Pires e Paulinho Vilhena, para serem os porta vozes da campanha podemos encontrar um dos primeiros erros dessa iniciativa de apoio que tinha tudo pra dar certo. Além deles não serem portadores e fazerem parte do público, a ideia por trás era que os atores fossem uma representação de dois paratletas, Bruna Alexandre e Renato Leite. Eles podiam ter usados os atletas, não?

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Em contrapartida, o canal 4 do Reino Unido, que transmite com exclusividade os jogos paralímpicos no país, resolveu lançar um comercial que exalta o poder e mostra todas as habilidades que os atletas e os demais portadores tem. O videoclipe reúne inúmeros atletas profissionais e outras pessoas que fazem coisas incríveis como: tocar guitarra, piano, trocar fralda dos filhos, ballet, sapateado, etc.

Confira abaixo.

O canal encontrou a forma certa de falar sobre o tema e não precisou se apoiar em nenhum ator famoso ou celebridade. Enquanto assistimos ao videoclipe podemos ver que os verdadeiros super heróis do dia dia são os portadores, pois enfrentam as mesmas dificuldades que nós e não reclamam um segundo.

Somos Todos Paraolímpicos, além de usar uma nomeação errada, afinal não sabemos da metade sobre essa vida, é mais uma tentativa de parecer diferente e trazer uma causa à tona utilizando pessoas que não representam a mesma.

Inúmeros filmes já foram criticados por casting errado como #StarringJohnCho e até mesmo falta de representatividade dentro da indústria como a campanha #OscarsSoWhite.

Enquanto tivermos marcas que “abracem” causas sem pensar na execução antes de tudo, teremos mais #SomosTodos enchendo o seu feed no Facebook e isso tem que parar.

Com o pé na estrada e a cabeça na lua.