Ano passado a Editora Cencage Learning lançou meu livro GAME DESIGN: MODELOS DE NEGÓCIO E PROCESSOS CRIATIVOS. Nele eu discuto algumas visões de como jogos tomam forma e quais alguns métodos para dar vida aos projetos lúdicos.

Nesse post vou dividir um pouquinho do conteúdo do livro falando especificamente sobre alguns possíveis processos criativos.

Os autores Fullerton, Swain e Hoffman (2008 p.15-16) dizem que – de maneira geral e não necessariamente nessa ordem – a criação de determinados jogos (eletrônicos e analógicos) passa por sete passos: 1) Brainstorm, ou seja, uma geração de ideias livres entre os envolvidos no processo; 2) Execução de um protótipo físico do jogo usando papel, caneta e outros materiais, pois é imprescindível enxergar como irá funcionar a mecânica do jogo em sua essência; 3) Apresentação de layouts e esboços mais completos do jogo; 4) Protótipo digital (no caso de jogos eletrônicos) que opera como um “rascunho digital” já com os primeiros testes de mecânica e software; 5) Produção e finalização do projeto; 6) Certificação de qualidade com testes finais e correções; 7) Documentação de design, onde é formalizado o processo de criação, dados importantes do jogo, telas principais para futuras referências etc.

Já Phil Co (2006, p.3) esboça um gráfico de fluxo de trabalho que sintetiza visualmente diversos aspectos-chave para nos debruçarmos e observarmos. Apesar de abordar um foco muito maior em video games, a ideia proposta por Co possui alguns features que nos auxiliam a pensar games como um todo. A seguir, materializamos o gráfico de fluxo de trabalho proposto por este autor:

graf

Há inúmeras metodologias e processos possíveis para a criação de produtos lúdicos. Nesse post esquadrinhamos uma pequena parte de um universo gigantesco do tema. Em um próximo post, iremos discutir algumas outras maneiras de se produzir jogos.

Para comprar o livro, clique aqui

#GoGamers

Referências:

CO, Phil. Level design for games: creating compelling game experiences. Berkeley: New Riders, 2006.

FULLERTON, Tracy; SWAIN, Christopher; HOFFMAN, Steven. Game design workshop: a playcentric approach to creating innovative games. Burlington: Morgan Kaufmann Publishers, 2008.

foto_vince

Vince Vader

Vicente Martin (@vincevader) é professor de criação digital e supervisor do departamento de criação da ESPM. Estuda, desenvolve e é apaixonado por games.

Os colunistas do Newronio são professores, alunos, profissionais do mercado ou qualquer um que tenha algo interessante para contar.