#éoquetemprahj por Vince
Na semana passada tive oportunidade de participar do congresso Think Design Play que aconteceu na cidade de Hilversum, na Holanda. É a quinta edição deste que se tornou um dos maiores congressos do mundo no tangente ao design de games, pesquisas sobre interfaces lúdicas e entretenimento. O congresso teve sua primeira edição na Holanda (2003), a segunda no Canadá (2005), a terceira no Japão (2007) e a Inglaterra (2009) recebeu a quarta edição.
Alguns dos maiores nomes da área de jogos estavam por lá, como por exemplo, Reiner Knizia (um dos maiores nomes em desenvolvimento de boardgames), Espen Aarseth (pesquisador de narrativas lúdicas) e Eric Zimmerman (produtor de games eletrônicos). Talvez muitos dos leitores deste blog nunca ouviram falar destes nomes, mas acreditem: são pessoas que estão definindo rumos em pesquisas e desenvolvimento nessa gigantesca indústria.
Durante três foram discutidas as principais tendências da indústria de jogos, uso de jogos para educação e política, novas interfaces interativas que usam mecânicas de games, pesquisas sobre violência e jogos eletrônicos e muitos outros temas. Eu participei de um painel sobre propaganda e games, onde exibi alguns casos e conceitos sobre jogos utilizados em campanhas políticas, que se enquadram em uma categoria chamada “serious games”.
O congresso, nos intervalos das apresentações, contou com mesas de jogos e videogames; o clima era lúdico 100% do tempo. Algumas lojas estavam vendendo excelentes publicações científicas relativa aos games também.
A imersão nesses dias foi intensa e algumas boas ponderações surgiram na mente de vários participantes:
1) Se este é um século de entretenimento, como podemos usar isso a favor da educação, publicidade e sociedade?
2) Devemos pensar que estamos vivendo uma era de “gamificação” da sociedade ou é algo maior? Seria idial falar sobre “ludificação”?
3) A indústria dos games chegará de maneira adequada em territórios como o Brasil?
O site oficial do evento pode ser acessado neste link http://gamesconference.hku.nl/ e, ao que tudo indica, os materiais apresentados no congresso brevemente serão disponibilizados lá.
Game over. Por enquanto.
Twitta aí @NewronioESPM