(…) “e que desde os anos 90 vem a apavorar os não nerds, que não gostam muito da computação. No entanto, esta é a ferramenta criada especialmente para facilitar a dominação dos nerds sobre o mundo.”

Fonte? Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo na internet onde qualquer um pode editar sua definição – satírica – sobre qualquer coisa. A web 2.0 vem com tudo nessa paródia bem escrachada do Wikipedia para quem curte o nonsense ou gosta de dar boas risadas das besteiras mais absurdas que você pode encontrar na internet. “Uma enciclopédia cheia de desinformações e mentiras grotescas” – a autodefinição da paródia humorística.

 

 

Enxergando além da simples piada (além do Desciclopédia ser, na pior das hipóteses, uma forma de desviar o “vândalo da internet” para um local onde ele pode tranquilamente abusar, não atrapalhando os portais sérios), o Desciclopédia pode ser entendido como uma resposta (revoltada?) à maior enciclopédia na internet onde milhões de pessoas do mundo todo compartilham gratuitamente conteúdo sério e correto a respeito de qualquer informação que você pode imaginar. Tão sério que chega a ser literal demais para quem está saturado dessa gama enorme de informação que a internet pode oferecer.

Demais também para quem questiona a “democracia digital”: a internet é mesmo o lugar onde qualquer um pode expressar o que quiser? Sem repressão, sem censura. Onde a informação e o conteúdo estão disponíveis para qualquer um? A tendência é, sim, democratizar a informação, mas até que ponto podemos confiar na veracidade desta informação? Se pensarmos friamente, não é apenas a internet que é questionável (já vi erros cabeludos em revistas que são consideradas autoridades). Muitos defendem o Wikipédia como sendo um portal tão confiável quanto o Dicionário Aurélio. Mas, como todos bem sabem, a internet existe não somente para compartilhar conteúdos que antes poucos tinham acesso (lembra do filme O Nome da Rosa?), existe também para o entreterimento e, no caso do Desciclopédia, dar boas risadas.

Seria a idéia do Desciclopédia, entendido como uma contra-tendência à democracia da informação na internet, a nova tendência na internet? Vamos batizá-la então de DESentendência! Gostou? Não interessa! – É assim no Desciclopédia: lá ninguém se importa se você se sente ofendido com a definição de Dominação Mundial. Fale besteiras, absurdos, xinge, invente e desinvente, mas estimule sua criatividade e tente ser, no mínimo, engraçado. Seria esse o verdadeiro local para a tão estimada “liberdade de expressão na internet”?

 

Drika Rodrigues, 13/03/2009 às 15:48