Games

“Simlish”: o processo criativo da língua do The Sims

By Gabriela Fernandes

November 21, 2019

As chances de você já ter escapado da sua realidade, pelo menos temporariamente, jogando “The Sims” são altas. É um dos primeiros jogos que simula o cotidiano de pessoas, dando a oportunidade aos jogadores de viverem a vida que quiserem através de personagens que eles mesmos criam, controlando as personalidades e ações deles. Entretanto, ainda assim, um dos aspectos que mais se destacam no jogo é a “Simlish”, a língua que os personagens do jogo falam.

Por ser um produto global, essa língua tem um padrão e o canal do YouTube “Great Big Story” resolveu fazer um vídeo explicando o processo criativo da icônica “Simlish”.

O vídeo mostra que os criadores, quando estavam desenvolvendo o “The Sims”, perceberam que os jogadores ficariam entediados de ouvir as mesmas frases o tempo todo. De primeira, eles decidiram criar uma língua complicada, inspirando-se na ucraniana e na estoniana. Porém, eles sabiam que as pessoas também se enjoariam de ouvir uma língua muito complexa. Sendo assim, eles decidiram deixar os dubladores improvisarem e então nasceu a “Simlish”.

A diretora de áudio dos dois primeiros jogos, Claire Curtin, contou que o segredo para criar uma língua totalmente falsa que soe real é esse: basear-se no improviso e na espontaneidade dos dubladores, sem impor muitas regras. Entretanto, algumas palavras como “olá”, “sim” e “não”, além de frases como “eu te amo” e “como vai você?” continuam no vocabulário do “The Sims” até hoje.