Sinapse por Lucas Youssef, 29/04/2010

Ontem, em Siga-me nas urnas – parte I, terminei o texto com a pergunta: como e quais serão os frutos da utilização das redes sociais e de outras ferramentas? Os três principais presidenciáveis já deram as caras na rede e apontam o caminho para as respostas.

Dilma Rousseff: a candidata tem uma imagem pouco amigável que até o momento não se esforçou verdadeiramente para mudar, a internet poderia ajudá-la, mas pelo que se observa na rede é a candidata com menos interesse nas possibilidades do mundo virtual. O Twitter oficial de sua campanha, @blogdilma2010,  é atualizado constantemente e nele os seguidores encontram basicamente títulos de notícias de grandes jornais, sem links para as notícias originais ou comentários da candidata, ou mensagens de apoio à candidata; seu canal no YouTube, blogdilma2010, é fraquíssimo, até o momento possui apenas um vídeo, chamado “Bacia de Campos” (alguma coisa a ver?) com pouquíssimas visualizações; a candidata tem o blog blogdilma2010, que conta com textos muito longos trabalhados em linguagem pouco acessível, o que demonstra um claro desinteresse pelos eleitores que buscam informações rápidas e claras na internet – algo muito estranho para a candidata que declarou na Campus Party 2010 uma admiração pela velocidade com a qual os blogueiros conseguem transmitir informações.

José Serra: o candidato que mais interage em redes sociais utiliza as redes para tentar driblar a imagem que grande parte da população tem de que é um homem antipático e pouco espontâneo, o que sempre transformou em uma dificuldade a criação de empatia com os possíveis eleitores. Sua tentativa parece estar dando certo: dentre os três candidatos é o que tem maior número de seguidores no Twitter, @joseserra_, são mais de 200000 seguidores que podem se divertir com as dicas de músicas e filmes e também pensar sobre as notícias e ler as passagens da vida do político e suas ações, espalhadas pelos mais de 2500 tweets; seu canal no YouTube, amigosdoserra, é atualizado com freqüência e disponibiliza mais de 200 vídeos com o político, entre eles uma mensagem aos seguidores no Twitter e sua passagem pelo carnaval de da Bahia, com a popular cantora Ivete Sangalo; há um blog chamado serraescreve com mais de 60 entradas, entre artigos, discursos, entrevistas e outros textos do candidato. Ele realmente nos faz crer no que disse na Campus Party 2010: é viciado em internet.

Marina Silva: a candidata utiliza as redes com alguma freqüência, mas não chega a impressionar, o que talvez seja um reflexo de sua menor disponibilidade de recursos. A antiga Ministra do Meio Ambiente desperta a simpatia de muitas pessoas pela humildade e pela espontaneidade, e poderia utilizar a internet como arma para potencializar seu carisma. Seu Twitter, @silva_marina, é seguido por 30000 pessoas e tem pouco mais de 500 tweets que informam sobre suas entrevistas para a televisão, sugerem links de notícias e às vezes contam passagens de sua vida; seu canal no YouTube, msilvaonline, está caminhando e já conta com 30 vídeos; seu blog, minhamarina, a ajuda, já que seus textos versam sobre assuntos atuais sem pedantismo, com naturalidade, apesar de às vezes parecerem ingênuos – ou isso é só um sintoma da desilusão geral?

Ainda falta um pouco para as campanhas começarem os incêndios nas rodas de amigos e nos almoços de família, mas na internet já começaram a sair as faíscas. O que vai acontecer? Quem vai conseguir mais seguidores no Twitter? Quem vai figurar entre os vídeos mais vistos do YouTube? E principalmente: quem vai conseguir mais seguidores nas urnas? Enquanto não sabemos, vamos seguindo.

Twitter: @yousseflucas @NewronioESPM