Sinapse por Mariana Carvalho, 02/08/2010
Sair 2 horas antes do encontro marcado, levantar 2 horas antes de ir para a escola, chegar em casa depois de 3 horas parado no trânsito, ver notícias da poluição crescente que existe no mundo em decorrência da emissão de gás carbônico e queima do petróleo: essas são algumas das características do mundo capitalista e urbano atual, a pressa, a correria, o stress, os gastos excessivos. O que nos deixa cansado não é o trabalho, mas sim o modo como chegamos nele (retirem o que eu disse para os felizardos que moram ou estudam perto do emprego/escola). Um alívio para os não tão felizardos assim seria a melhora do transporte público, e claro, a melhora no trânsito urbano.
Achei muito interessante esse projeto desenvolvido pelos chineses: um ônibus que circula em cima dos carros. Isso mesmo, nada de subterrâneo, metrô, ônibus reciclável (apesar desse “ônibus elevado” ser sustentável) ou qualquer coisa do tipo, um ônibus que está acima dos carros, como mostrado na figura acima.
Os chineses, do grupo Huashi Future Parking Equipment, da cidade de Shenzhen, autores do projeto, viram que havia mais um espaço que podia ser melhor aproveitado: o vertical. Já que não há espaço para construção de mais ruas, de mais grandes avenidas, o jeito foi bolar uma idéia criativa, unindo o útil ao agradável. Ou nem tão agradável, pois pode bater um medinho de subir nesses “veículos”, não é? Mas ir pro trabalho, pra escola ou pra faculdade, seria um pouco mais divertido.
Como dito ali em cima, esse ônibus é sustentável: movido a eletricidade e painéis solares, o custo de implantação desse tipo de transporte é o equivalente a 10% do que seria gasto para a construção dos metrôs comuns e, além disso, haveria uma diminuição considerável (toneladas) de combustível.
O transporte possui 6 metros de largura, suspenso de 4 a 5 metros de altura, com um limite de 2 metros para os carros passarem por baixo e sua capacidade chega a 300 pessoas por vagão / 1200 por veículo. Ele pode funcionar de duas formas: locomover-se através de trilhos colocados nos lados das ruas (sem atrapalhar o trânsito, nem os pedestres), ou a implantação de faixas brancas que possibilitaria ao ônibus de andar no piloto-automático. O veículo pode chegar a 60 km/h, mas anda em média a 40km/h, nada muito rápido, concordo, mas nem tudo pode ser perfeito, não é?
O projeto foi apresentado em Maio desse ano e será aprovado no final do mês de Agosto. Sua primeira instalação, que começará já em 2010, será feita em um distrito de Pequim, com uma extensão de 186 km (segundos os engenheiros, em um ano pode-se implementar cerca de 40 km desse novo tipo de transporte), permitindo uma economia de 860 toneladas de combustível por ônibus.
Vale a pena assistir ao vídeo acima para se ter uma visão do veículo em movimento, bem como sua estrutura interna e seu funcionamento na cidade.
No dia que essa tecnologia chegar aqui no Brasil e essa inusitada – mas criativa e ousada – ideia for implementada, esse “ônibus elevado” trará felicidade para muitos brasileiros, além de uma maior acessibilidade aos lugares, rapidez e menos stress. Será?
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