#Publicidade por Luiz Filipe Motta.

A Renault lançou uma campanha muito ácida e bem humorada para comemorar a vitória da Red Bull Racing, que usa motores da marca francesa, sobre a tradicionalíssima Ferrari na Fórmula 1. Com o título “Red Is Dead”, a campanha, em colaboração com a Publicis Conseil e com direção de arte de Yves-Eric Deboey sob a direção criativa de Olivier Altmann, ironiza a derrota da escuderia rossa ao substituir o vermelho clássico de certos objetos pelo amarelo da Renault. Entre os objetos, encontram-se um vidro de ketchup, uma cabine telefônica inglesa, um tubo de batom e um caminhão dos bombeiros.

Cabine Telefônica Inglesa

Tubo de Batom

Caminhão dos Bombeiros

Vidro de Ketchup
Um fato interessante é que a cor oficial original da Ferrari é o amarelo, símbolo de Modena, terra natal do fundador da marca Enzo Ferrari. O vermelho passou a ser utilizado porque, nos anos 20, a instituição que regulava o automobilismo mundial (que depois se tornaria a FIA – Federação Internacional de Automobilismo) ordenava que cada país possuísse uma cor a ser utilizada por suas escuderias, por exemplo, azul pelas escuderias francesas, laranja pelas holandesas e, claro, vermelho pelas italianas. Assim, a Ferrari acabou assimilando a cor vermelha em sua identidade de marca e em sua tradição.

Essa curiosidade não diminui em nada a genialidade da campanha da Renault, mas um pouco de História é sempre história pra contar.

Siga o @NewronioESPM: é bem mais fácil do que seguir um carro de Fórmula 1.

Um balão de quadrinhos, cheio de palavras que tento roubar dos ciúmes do dicionário. Palavras que ecoam como notas, das musicais. Diretamente dos meus saxofones de ouvido.