A rede de lojas especializada em artigos de futebol, Roxos e Doentes, não mede esforços para atender você, louco por futebol, onde quer que esteja.
O conceito foi batizado de Lojas Itinerantes. São lojas sob rodas, em formato de vans, que estacionam nos estádios de futebol em dias de jogos importantes disponibilizando ao torcedor artigos como chuteiras, bandeiras, camisetas, entre outros. Bom para o torcedor, que pode comprar produtos oficiais com toda sua qualidade e segurança, mas ótimo para a Roxos e Doentes: atende o torcedor quando está mais propício à compra por impulso – além de enfrentar a pirataria.
As lojas itinerantes da Roxos e Doentes circulam desde 2006, presente em estádios e eventos. Mas foi no final de 2008 que fecharam parceria com os Postos Ipiranga para manter um carro/loja no posto da Faria Lima, Moema, e da Avenida Sumaré, Perdizes. Aqui você encontra mais sobre o Roxos e Doentes relacionado ao marketing.
Interessante para, não apenas combater a pirataria ao facilitar e incentivar a compra de produtos oficiais do seu time de coração, mas expandir o share of mind da marca, deixando-a mais visível. E não é que o óbvio funcionou mais uma vez para a Roxos e Doentes? Além de ser a primeira loja especializada em futebol no Brasil (pásmem!), alguém discorda que essa é a combinação mais manjada para atingir o público-alvo masculino: carro + futebol? Só faltou a mulherada de biquini e a cerveja gelada!
Mas já afirmo que isso não é novidade! As marcas esportivas Adidas e Nike também já abusaram dessa idéia. A Adidas colocou um caminhão cheio de novidades da linha Running na chegada da corrida de rua que a marca promove, a Circuito das Estações, em 2007. Já a Nike, expôs sua tecnologia para quem pratica o mesmo esporte em uma loja móvel na USP Cidade Universitária junto da equipe de corrida que é patrocinadora, a 4Any1. Caminhões da Adidas repletos de produtos para corrida também já fizeram blitz na Cidade Universitária, o local preferido de corredores e ciclistas para treinar, principalmente aos Sábados de manhã.
A Taeq, marca de produtos light do Grupo Pão de Açucar, também já fez parte em 2007 ao colocar uma carreta, que levava o nome “Taeq em Movimento”, no Parque Ibirapuera durante a Maratona Pão de Açucar de Revezamento, em São Paulo (aqui você pode ler mais a respeito). Outro exemplo que vale comentar é a loja móvel Maria Berenice, de Adriana Bruno. Um ônibus-loja cheio de bolsas transadas e descoladas que circula a cidade de São Paulo desde janeiro de 2006 e, inclusive, já ocupou espaço frente a ESPM em 2008.
Interessante essa experiência diferente de marca? A Loja Itinerante já é uma tendência muito forte em países da Europa e Ásia, especialmente na Inglaterra e Japão. Mas, original? Talvez seja melhor chamar de “sacada”. A idéia é velha para outros produtos: lembra dos famosos caminhões de sorvete? E os carros de hotdog que ainda ficam em frente de baladas em São Paulo ou de faculdades. Nada como estar no lugar certo e na hora certa. Bastou sacar que esse conceito pode servir para uniformes e chuteiras de futebol. Gol!
Drika Rodrigues 06/03/2009 às 18:40