A edição que comemora vinte e sete anos da revista ELLE está bem diferente. Ao invés de convidar diversos nomes do mundo da moda ou personalidades pop para estampar a capa, os responsáveis pelo conteúdo editorial resolveram montar o exemplar do mês com pessoas comuns: tipo você.

A ideia não envolve milhões de reais e nem muito trabalho por parte da equipe de produção gráfica, a única (e decisiva) coisa que foi alterada está no material da capa. Para a impressão do mês de maio, foi utilizado um papel metalizado com efeito de espelho para refletir o leitor(a) na capa. Legal, né? Confira o resultado:

E não é a primeira vez que “você” aparece na capa de algum material de comunicação. A edição especial que celebra as personalidades do ano da TIME já elegeu os internautas como os principais atuantes sociais do mundo.

Fato que é facilmente compreensível, pois estamos inseridos em um sistema em que não existem só telespectadores ou só emissores. Todas as pessoas desempenham inúmeros papéis e sempre estão compartilhando conteúdo e se relacionando com os diversos tipos de informação.

Outro projeto que flerta com essa ideia de horizontalização de direitos (só que dessa vez com uma pitada de ironia) são diversas artes dos álbuns da banda “The Smiths.” Os ingleses escolhiam indivíduos comuns para estar em suas capas e promoviam assim a própria essência do nome do grupo, se pensarmos que “Smiths” é o correspondente ao comum sobrenome Silva no Brasil.

O desejo de dar espaço para quem normalmente é marginalizado ou não possui a oportunidade de destaque é bem interessante. Em uma realidade em que vários movimentos clamam por igualdade, é legal pensar que existem marcas e empresas relevantes assinando em baixo de ideologias que abrem espaço e questionam padrões.

Aliás, quem nunca se imaginou na capa de algum desses materiais?

Nome de rei, força de vontade de plebeu.