Depois de tantos meses em isolamento, nos conformando apenas às paredes de casa, tendemos a dar mais atenção às pequenas coisas da vida. No entanto, esse grupo de inventores muito antes de qualquer surto pandêmico, decidiu potencializar esse ideal da forma mais criativa possível.
O AnonyMouse é um coletivo de artistas que desde 2016 arquiteta um universo paralelo para roedores pelas ruas suecas e francesas. O grupo já criou cerca de 25 miniaturas de estabelecimentos que variam desde pequenos hotéis e restaurantes a postos de gasolina tropeçáveis. Alegando que os ratos têm uma relação simbiótica com os pedestres na rua, a equipe – que se mantém em anonimato – reaproveita itens que as pessoas jogam fora, transformando o antes lixo em matéria-prima para produtos que poderiam acompanhar a vida dessas criaturas.
Grande parte do que inspira continuamente os criadores do AnonyMouse reside nos contos fantásticos de Astrid Lindgren e Beatrix Potterde. Além de filmes como Um Conto Americano, A Ratinha Valente e A Polegarzinha com seus protagonistas minúsculos.
Seu último projeto trouxe às calçadas de Lund, na Suécia, a Ricotta Records: uma loja de discos de porte mínimo, que conta com um vasto acervo de vinis diminutos, pequenos pôsteres e instrumentos. Alguns artistas ilustres como “Amy Winemouse”, “Taylor Swiss”, “Destiny’s Cheese” e “Mouse Davis” marcam presença na coleção do estabelecimento.
Como se não fosse suficiente, o projeto consegue se fazer ainda mais cativante quando pede que a lojinha não pare por aí, lançando um concurso para a crescente comunidade de fãs dessas miniaturas: A melhor sugestão de artista/álbum para a Ricotta Records será eleita vencedora. E como recompensa, o ganhador levará para casa um pôster emoldurado em miniatura, fazendo jus à clientela do lugar.
Você pode encontrar mais sobre esse pequeno mas extraordinário universo acessando: https://www.instagram.com/anonymouse_mmx/