A violência doméstica é uma situação que permeia o mundo desde seus primórdios e, por incrível que pareça, ainda em 2017 é uma questão recorrente. As estatísticas apontam que só na Alemanha 1 a cada 4 mulheres sofre esse tipo de violência que pode se traduzir desde stalking, agressão e abuso sexual até homicídio. É nesse cenário que a DDB de Berlim se juntou a Terre De Femmes, para criar sua nova campanha de conscientização.

A TDF é uma organização alemã fundada em 1981, sem fins lucrativos, que preza pelos direitos, segurança e liberdade da mulher e lidam com esse problema através de 5 departamentos de discussão: mutilação feminina, crimes de honra, violência doméstica, tráfico de mulheres e mitos da virgindade. Contam com 3.500 membros, 25 grupos locais e mais 4 em ação no momento.

terre

Sua nova campanha se apropria da tecnologia do reconhecimento facial e contam com máquinas de fotos espalhadas por Berlim que, para reforçar a quantidade de mulheres que sofrerão esse tipo de violência em algum ponto de suas vidas, insere uma espécie de filtro de machucados nos rostos de uma a cada 4 fotos tiradas pelas mulheres.

Se a única forma de trazer luz à questão é chocando as pessoas, talvez seja necessário mais campanhas que exponham a triste realidade de que a violência contra a integridade emocional e física da mulher vem, muitas vezes, das pessoas que menos se espera.

Séries, música e textos são algumas das coisas que completam o meu vazio existencial.