Quando um grupo de ambientalistas americanos começou uma campanha denunciando componentes de um xampu infantil Johnson&Johnson, provavelmente não imaginava que o posicionamento da empresa se tornasse um exemplo de respeito e consideração com o consumidor.

Inspirada por uma lenda japonesa que simboliza “uma promessa cumprida através da produção de 1.000 origamis”, a marca juntou cientistas e seus familiares para que juntos, construíssem um móbile gigante. E é claro, filmaram tudo:

A ação feita pela BBDO NY, que se tornou rapidamente um exemplo de comunicação transparente e satisfatória, conseguiu equilibrar a parte emocional e a promessa de segurança expressada pelos tradicionais valores da J&J.

Para entender melhor o problema:

Há dois anos, a Campaign for Safety Cosmetics fez uma análise das composições de xampus em diversos países da Europa e da América do Norte, e constatou que produtos da J&J continham substâncias que liberam formaldeído.

O componente, usado para matar bactérias, é aprovado pela  Food and Drug Administration(FDA) e não é encontrado no xampu em sua forma gasosa(que em grandes quantidades, pode ser cancerígena). Segundo a toxicologista Susan Nettesheim, a solução contida nos produtos da marca é, inclusive, catorze vezes menor do que a quantidade contida em uma única maçã.

Segundo a Johnson, a substância, que já estava sendo retirada da sua linha de produtos desde 2009, estará 100% excluída de suas fórmulas até 2015.

Foram necessários milhões de dólares gastos em pesquisas, reformulação de produtos e comunicação para reforçar a imagem da marca e ganhar novamente a confiança de todos aqueles que acreditaram que a quantidade de formaldeído contida em cada embalagem seria cancerígena.

Os boatos são de que o próximo passo da Campaign for Safety Cosmetics é uma campanha global contra o consumo de maçãs.

Não perturbe.