Sinapse por Alessandra Tussi, 31/08/2009.
– Você sabe por que prefere comprar determinados produtos, enquanto ignora outros?
– Você quer saber se alguma marca usa ou já usou propaganda subliminar para fazê-lo comprar algo?
– Sabia que as advertências nas embalagens de cigarros tem ajudado a estimular o consumo e não a suprimi-lo?
– Você sabia que é preciso menos de dois segundos e meio para um consumidor tomar a decisão de comprar?
– Quer saber qual a relação entre religião e marcas?
– Quer saber detalhes interessantes de estratégias de marketing das marcas Marlboro, Calvin Klein, Ford e Coca-Cola?
– Como consumidor, você quer saber quais são as estratégias persuasivas das marcas? E como profissional de marketing, quer saber como o neuromarketing pode ajudá-lo a vender mais por menos? Então, esse livro é para você!
Resenha: A lógica do consumo
Autor: Martin Lindstrom
Editora: Nova Fronteira
Páginas: 207
Conheça o site do livro e saiba mais:http://www.alogicadoconsumo.com.br
O livro contém uma descrição de um amplo estudo realizado sobre neuromarketing. Para quem não sabe, neuromarketing é uma espécie de casamento entre o marketing e a ciência. Através das técnicas de mapeamento do cérebro é possível entender os desejos e sentimentos subconscientes que impulsionam as nossas decisões diárias de compra. O estudo descrito nesse livro derruba uma série de mitos que temos sobre o que faz com que as pessoas comprem determinados produtos, inclusive a crença de que a utilização do sexo na publicidade ajuda a aumentar as vendas. Veja, abaixo, apenas algumas das relevantes informações contidas nesse livro:
O neuromarketing e… Por que o consumo de cigarros está aumentando?
Merchandising funciona? American Idol e os casos da Ford e da Coca-Cola
Por que queremos comprar iPod, iPhone, BlackBerry, Harley-Davidson e Guitar Hero?
Propaganda subliminar funciona? Que empresa fez/faz? E apelar para o olfato funciona?
– Sabia que aquele cheirinho maravilhoso de carro novo nada mais é do que um aroma que é borrifado antes do carro sair da fábrica?
– Sabia que quanto mais rostos sorridentes você vê em uma loja, mas a sua propensão a pagar mais caro pelos produtos expostos na loja? Quer saber o motivo? Leia o livro!
– Sabia que uma simples frase impressa na embalagem de um perfume fez as vendas aumentarem consideravelmente? Leia esse case no livro!
– Sabia que a embalagem do Nescafé é cuidadosamente fechada para liberar o máximo da fragrância de café assim que aberta?
– Sabe por que muitas lojas de roupas borrifam aroma de baunilha logo na entrada? Por que a principal loja de eletrônicos da Samsung em Nova York tem cheiro de melão maduro? E sabia que alguns restaurantes e cadeias de fast-food borrifam aroma de batata frita para incentivá-lo a entrar na loja para fazer sua refeição? Está tudo explicado no livro!
O capítulo quatro do livro explica também porque a propaganda subliminar funciona melhor até do que comerciais na televisão e porque a ênfase em mostrar a logomarca da empresa muitas vezes não é a melhor estratégia. Leia e confira!
E mais!
– Compreenda porque a criação de rituais pode ajudar a vender muito mais! Leia o caso da Guiness e o ritual que eles criaram para aumentar consideravelmente as vendas de suas cervejas nos bares;
– Saiba porque o medo está sendo cada vez mais utilizado para vender produtos!
– Por que os Jogos Olímpicos de Pequim estavam cheios de números “8″ e por que os Chineses pagam milhões por placas de carro contendo o número “8″?
– Por que o Kit Kat se tornou o chocolate de maior sucesso no Japão?
– Por que outros MP3 players como o Zune da Microsoft não conseguem obter o sucesso de vendas do iPod, que conseguiu criar um ritual em torno do uso do produto?
– O que fé e religão tem a ver com marcas? E como a sua marca pode tirar proveito disso? Veja exemplos do Google, Nokia, Apple, IBM, Coca-Cola, Ferrari e Harley-Davidson. Imperdível a leitura dos estudos com marcas “fortes” e “fracas” nas páginas 109, 110 e 111.
– Por que a utilização de um cachorrinho em um comercial fez uma marca de papel higiênico conseguir a liderança de vendas no setor?
– Como transformar uma comoção nacional pelo cancelamento de um show do Pavarotti em um incrível sucesso de vendas para uma marca de pastilhas?
– Por que os supermercados modernos estão instalando as padarias na entrada da loja (e não mais nos fundos)?
– Sabia que a inspiração para a cor dos iMacs foi as balas infantis?
– Como supermercados fazem para aumentar as vendas de produtos provenientes de diferentes países?
– Saiba por que produtos como New Coke, Coca-Cola BlaK, Segway e o videogame E.T. da Atari foram um fracasso de vendas.
– Saiba como utilizar o neuromarketing para fazer seu produto ter sucesso no mercado!
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Alessandra Tussi possui o site www.justale.com.br (hub de várias outras páginas). É Diretora de Marketing e Comunicação da Sociedade Brasileira de Teletrabalho e Teleatividades e será colaboradora aqui do Newronio.
Ah, tuitai-nos @Justale e @NewronioESPM
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