Uma das marcas que mais se destaca em questão de estratégias de marketing é a Red Bull. Nascida na Ásia como uma bebida à base de ingredientes naturais com propriedades revigorantes, e anos depois comecializada aqui no ocidente com os mesmos princípios, Red Bull se tornou a bebida símbolo de vigor e energia.
Mas, só uma bebida energizante não bastava para atrair o público. Associar a bebida à energia não bastava. O grande trunfo da Red Bull foi associá-la a um esilo de vida:
Evento. Essa é a palavra chave para descrever a estratégia. Eventos inovadores e muito bem preparados, e claro, boa organização nos pontos de venda e uma embalagem bem preparada também contam, mas nada comparado aos eventos.
São eles dos mais variados, que vão desde campeonatos de queda de ovos (que falarei daqui a pouco) até corridas fulminantes de aviões (Red Bull air Race) , que reunem milhões de pessoas. Entre os mega eventos que se destacam estão:
– Red Bull Air Race: Corrida de aviões que acontece em diversos países e mobiliza milhões de espectadores em torno das praias em que as corridas acontecem.
– Red Bull X-Fighters:
Campeonatos freestyle de motocross. Recentemente houve o Red Bull X-fighters Rio de janeiro no Sambódromo, e conseguiu reunir mais de um milhão de pessoas.
– Red Bull BC One: Evento que fez tanto sucesso que é repetido anualmente. Teve seu início em 2004 na Suíça e acontece até hoje passando por vários países. O que é? Nada mais, nada menos do que um duelo/competição que reúne os melhores B-boys(breakdancers) do mundo em um só lugar para serem escolhidos dentre todos, o melhor:
Há também os eventos de entretenimento como o recente Red Bull Gravity Challenge (no qual os participantes constroem todos os tipos de bugigangas para amenizar a queda de um ovo) que acontecerá na ESPM no mês de outubro; e o Red Bull Soapbox (Lembram do filme Os Batutinhas? Pois é, bem parecido), em que os competidores(pessoas comuns) fabricam seus próprios carros para correr em um circuito. Abaixo o vídeo do Gravity challenge que ocorreu em na Espanha:
Além dos eventos próprios, a Red Bull patrocina vários eventos esportivos para iniciantes e profissionais, e, recentemente fundou um time de futebol (chamado é claro de Red Bull) aqui no Brasil. A empresa já tem algumas investidas destas no exterior, como é o exemplo do Red Bull New York nos Estado Unidos e o Red Bull Salzburg na Áustria
Enfim, Red Bull está se consolidando como uma marca altamente ligada ao esporte e a um estilo de vida que envolve a prática exercícios diários, seja no dia-a-dia indo para o trabalho ou para a escola, seja fazendo base jumping ou pulando de pára-quedas.
Luiz Paulo Andrade, 16 de outubro às 18:00
Você precisa fazer login para comentar.