No Japão as catástrofes climáticas são reconstruídas com muita facilidade, principalmente devido à eficiência dos trabalhadores e dos recursos tecnológicos. Porém, há certos acontecimentos que nunca saem da memória do povo e se reestabelecer após um terremoto e um tsunami é algo muito difícil. Para Ikeda Manabu, artista plástico, a resposta para a superação está na arte.

Com o projeto Rebirth, Ikeda decidiu extravasar seus sentimentos em uma única obra que se completa em 4 quadros e juntos têm mais de 3 metros.

process-4Tudo começou em 2013 quando o artista sentiu que precisava mostrar através da arte como o país é forte mesmo com as adversidades. Ao centro da obra há uma cerejeira imensa, árvore que simboliza o Japão, e ao seu redor há um tsunami tentando derrubá-la. Porém, ao olhar atentamente podemos ver como cada parte é repleta de vida e histórias. Animais mesclam com a paisagens, assim como barcos, carros e pessoas, tudo representando a força que há no povo e natureza japonesa.

manabu-final-detail-3

manabu-final-detail-4

manabu-final-detail-2

O projeto inteiro foi feito ao estilo do pintor que utiliza um bico de pena e inúmeras cores e tons diferentes para detalhar ainda mais a obra grandiosa. Por conta de um acidente na sua mão dominante durante o processo, Ikeda teve que aprender e treinar a pintar com a mão direita, mas de nada isso afetou seu resultado.

process-3

Após 3 anos trabalhando em Rebirth, Ikeda pode finalmente prestar sua homenagem ao seu país e mostrar que a Natureza é tão poderosa quanto a própria raça humana e ao final todos podemos renascer das cinzas, não importa o tamanho da tragédia.

Confira o final da obra em time lapse abaixo.

Com o pé na estrada e a cabeça na lua.