A Guerra da Síria já acontece a mais de 6 anos e 40 dias e todas as informações que recebemos se resumem em notícias que para nós, que vivemos longe fisicamente e culturalmente da Síria, não conseguimos compreender a dimensão e o impacto desses casos. Muito se falou sobre a destruição de cidades como Aleppo e Palmyra, ou da menina de 7 anos, Bana, que registrou momentos da guerra pelo Twitter. Mas como eram esses lugares antes da guerra? Como a situação chegou a esse ponto? Quais são as perdas histórico-culturais decorrentes da guerra? O Google, junto com a ONU, organizou um website respondendo as dúvidas mais frequentes sobre a Guerra da Síria, Searching for Syria.

Screen Shot 2017-05-22 at 5.11.56 PM

Além de dar informações de como era o turismo, a economia e a vida dos sírios antes e depois da Guerra, “Searching for Syria” tem como função explicar melhor o que é um refugiado e o por quê ele está em tal situação. Dessa forma, o website explica a situação do país em 5 partes, “Como era a Síria antes da Guerra”, “O que está acontecendo agora na Síria”, “O que é um refugiado” e “Como é possível ajudar um refugiado”. Para levantar ainda mais a causa dos refugiados, o site mostra pessoas que saíram de seus países como refugiados e mudaram o cenário do país para qual eles foram, sendo Albert Einstein, Freud e Madeleine Albright alguns exemplo citados.

Screen Shot 2017-05-22 at 5.39.04 PM

O site é cheio de pequenos documentários em formato de vídeos ou fotos 360 contando tanto histórias pessoais dos moradores de cidades atacadas como histórias sobre a economia e o comércio desses lugares.

Há 3 formas de ajudar refugiados. Compartilhando esse texto e fazer com que mais pessoas conheçam a situação dos refugiados sírios, doando dinheiro através do próprio site da ONU ou a apoiando a causa dos refugiados através do link com a #WithRefugees.

Para saber um pouco mais sobre como a Síria chegou na situação atual, assista o vídeo que explica todos os dramas políticos e sociais do país.

 

O menino alto apaixonado por desenho, música, comida e viagens. Canal Off, eu te amo.