Sinapse por Gi Maradei, 05/05/2010
O tempo da Dona Benta está para acabar. Docinhos, bolos e quitutes estão ganhando status de produtos de luxo, enquanto o sinônimo doce caseiro = doce gostoso tem se tornado gradativamente uma inverdade. Eu sei que aquela goibada de pote, ou aquele quadradinho de doce de leite ainda parece muito apetitoso para a maioria de nós, mas pense então em um cupcake recheado de doce de goibada, ou então em um doce de leite que venha embrulhado como se para presente ao invés daaquele no saquinho de plastico tradicional. Veja então quanto valor esse produto ganhou simplesmente por sair da posição doce da vovó para a posição de doce gourmet.
Sempre que dizem que estamos vivendo na era da imagem, onde todos se preocupam primeiro com o que parece ser do que com o que realmente é, apontam exemplos das grifes de roupas, filmes estéticamente maravilhosos mas sem conteudo, e até a necessidade crescente da troca de celulares por conta de seu design, mas nunca se fala imediatamente em comidas ou doces, afinal parece que estamos lidando com sentidos distintos demais, e com uma necessidade básica demais, mas a verdade é que se a era da imagem atinge o nosso comportamento em relação a absolutamente tudo, o chocolate não poderia escapar.
Tal realidade não é necessariamente de toda ruim, afinal o doce bonito não tem, necessariamente, um péssimo gosto o problema é quando a imagem supervaloriza o produto permitindo que sua qualidade seja baixa mas seu valor altissimo.
No caso desses quitutes a qualidade raramente é ruim, as críticas negativas, quando feitas, normalmente se referem aquels que são feitos a partir de doces internacionais e que muitas vezes não alcança o primor dos originais, como é o caso do cupcake da wondercake (loja aberta no final do ano passado na R. Augusta), que para mim parecera maravilhosos, mas para aqueles que já provaram a mesma receita em versões americanas ou inglesas eles são razuaveis.
Já quando falamos de valores a história muda um pouco, o crescimento ocorre em ritimo inacreditavel, verdadeiras “grifes de doces”estão sendo criadas e nelas brigadeiros e bolos de chocolate podem custar até duas vezes o preço de todos os produtos que se utiliza para fazer aquela típica receita cazeira. É claro que a receita deles não são iguas as nossas, elas tem sempre um quê a mais, uma textura diferente, uma essecia que você nunca pensou em colocar, mas é óbvio também que muito desse valor vem do seu design, da suas apresentações que são cada vez mais increiveis! Durante a pequena pesquisa que fizemos para escrever o post achamos muito mais do que granulados diferentes, e chegamos a doces que se inspiram obras de arte, e que por sianl podem até ser obras de arte, e das mais gostosas de se consumir!
Twittando @NewronioESPM, @GiMaradei