#Comportamento por Tata Gabana
 

 

 

O que um óculos Wayfarer, um vestido de bolinha, a Lanchonete da Cidade, a Manteiga Aviação, o Sabonete Granado e Woody Allen têm em comum?
Todos os itens tem um “quê” de retrô, remetendo a imagens do passado e proporcionando um ar de simplicidade sofisticada.
 
Usar um óculos Wayfarer pode deixar o look moderninho, cool. Mas, você sabe de onde surgiu essa moda? A Ray-ban começou a produzi-los na década de 50 e rapidamente alcançou um sucesso considerável, mas foi em 1961, com Audrey Hepburn, no filme Breakfast at Tiffany’s, que a imagem do óculos se consolidou – até hoje.
 
O Wayfarer foi criado e mantem sua forma há mais ou menos 60 anos. E a Lanchonete da Cidade? Ela é relativamente nova, mas foi planejada para parecer um restaurante típico da Rua Augusta das décadas de 50/60. Por quê?
 
A resposta é a seguinte. Com o cenário atual de grande oferta de produtos e serviços diversos, uma estratégia para alcançar um diferencial pode ser o apelo retrô. “Sempre nos lembramos do passado como uma época melhor, e esses produtos nos trazem essa sensação de tranquilidade”, diz o professor da ESPM Marcos Bedendo em entrevista à UOL.
 
É verdade que muitas pessoas vivem pensando que deveriam ter nascido em décadas anteriores, quando o mundo era um lugar melhor. Mas será que realmente era ou é o olhar para o diferente que nos fascina e nos faz achar que o passado era melhor que o hoje? É muito comum ouvirmos: “queria ter nascido na década de 50, pra viver o movimento Hippie e ir nos shows dos Beatles e The Doors”.
 
O filme “Meia Noite em Paris”, de Woody Allen, retrata bem essa ideia saudosista, de forma sofisticada e cativante. O protagonista Gil (Owen Wilson) é um famoso roteirista de Hollywood que considera a Paris da década de 20 a melhor época da história e, em sua viagem à Cidade Luz, acaba viajando no tempo e conhecendo seus escritores favoritos.
 

 

 
Vale a pena conferir o filme e seguir o @NewronioESPM

Curso Comunicação Social. Amo música, moda, fotografia, desenhar, cozinhar, inventar moda e fazer arte.