Alice no País das Maravilhas: o clássico infantil queridinho dos psicodélicos, por conter inúmeras cenas nonsense que encantam gerações e já tomou forma em várias adaptações, como na mais recente de Tim Burton. E por mais que o tempo passe, uma questão permanece sem resolução: “qual é a semelhança entre um corvo e uma escrivaninha?”
Na versão original do livro, Alice logo desiste da charada e pergunta qual é a resposta para o Chapeleiro Maluco, que afirma “eu não faço ideia”. Nem preciso dizer que isso não foi suficiente para os fãs, que ao longo de todos esses anos criaram inúmeras teorias sobre o que a frase quer dizer, desde falar que tanto a pena do corvo quanto a escrivaninha são utilizadas para escrever, até comparações com o corvo de Edgar Allan Poe.
Lewis Carroll, o autor do livro, depois de ser questionado sobre as teorias, disse “Indagações foram muitas vezes endereçadas a mim, se alguma resposta para o enigma do Chapeleiro pode ser imaginada, eu devo ao menos registrar aqui o que parece ser ou não uma resposta justamente apropriada e dizer, a saber ‘Porque eu posso escrever algumas notas, embora elas sejam muito planas, e nunca são colocadas com o lado errado na frente!’ Esse, entretanto, é somente um pensamento póstumo; o enigma, como originalmente inventado, não tem resposta alguma.”
Entretanto, o que parece uma charada completamente aleatória, pode não ser tão aleatória assim. Apesar de lecionar em Oxford por mais de 25 anos, Carroll era muito ligado ao norte da Inglaterra. Sabe-se que ele gostava de passar muito tempo por lá, onde ficava em uma pousada enquanto escrevia o primeiro rascunho para o que viria a ser sua grande obra. Nesse caso, o corvo, na verdade seria uma alusão à propriedade na qual ele tinha sua escrivaninha, em Ravensworth.
Carroll geralmente incorporava entidades de sua vida real às suas criações, como a praia em Whitburn, perto de onde suas irmãs Mary e Elizabeth viveram em Sunderland, que serviu de inspiração para The Walrus and the Carpenter, enquanto que seu monstruoso Jaguadarte parece ter sido inspirado em uma lenda local. Será que o corvo realmente teve essa origem? Talvez nunca teremos a resposta dessa charada.
Você precisa fazer login para comentar.